Skip to main content

ISMAT 22975

Atelier de Modelagem e Confeção I

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Atelier de Modelagem e Confeção I privilegia a abordagem prática complementada pela teoria transmitida ao longo do decurso das aulas. A UC foca a importância destes dois setores e providencia uma abordagem direcionada para a ITV portuguesa, focando maioritariamente a modelagem plana e os conhecimentos gerais e fulcrais de confeção na construção de peças simples. Dada a interdisciplinaridade com outras unidades curriculares, os estudantes conseguem perceber a lógica de trabalho do designer de moda e da importância das áreas mais práticas para o design de peças de vestuário, percebendo o fluxo de trabalho desde a conceptualização da ideia até ao produto final. Estes conhecimentos, ainda que iniciais, serão cruciais e fomentados ao longo da licenciatura.
  • ProgramaProgramme
    Componente Modelagem: 1. As técnicas de modelagem, as ferramentas e os equipamentos para modelar; 2. O sistema industrial de tamanhos e medidas; 3. Funcionalidade e ergonomia na execução da modelagem no vestuário feminino; 4. Criação de moldes base femininos e as suas adaptações usuais; 5. Transformação de moldes; 6. Modelagem Tridimensional ou Draping (Iniciação). Componente de confeção: 1. Introdução à confeção. Princípios gerais, características e cuidados a ter; 2. Introdução teórica e prática ao equipamento e tecnologias inerentes à confeção; 3. Introdução teórica e prática ao equipamento e tecnologias inerentes ao corte: características e adaptação da técnica ao tipo de material; 4. Técnicas de costura e a sua caracterização. Tipologias de pontos e tipo de costuras; 5. Principais fases de produção de uma peça de vestuário: 6. Construção de pormenores: pregas, machos, franzidos. 7. Introdução à construção de peças de vestuário simples. Exercício prático.
  • ObjectivosObjectives
    1. Conhecer as principais técnicas de modelagem planificada, assim como ferramentas e equipamentos para a sua execução; 2. Conhecer os sistemas de medidas padrão e as linhas principais de execução de moldes; 3. Execução de moldes base de vestuário simples: moldes de saias; 4. Extração e identificação de moldes; 5. Transformação de moldes base e adição de pormenorização. 6. Modelagem Tridimensional ou Draping: Perceber como manipular o tecido para a adaptação ao formato do busto e  ser capaz de extrair para molde bidimensional a criação tridimensional criada sobre o busto; 7. Conhecer, identificar e saber operar o equipamento e as tecnologias de confeção; 8. Introdução às técnicas principais de costura, às etapas de desenvolvimento de produto e a sua relação com a linha de produção e aos principais esquemas de representação de costuras; 9. Introdução às técnicas manuais de estendimento, encaixe e corte dos componentes; 10. Introdução à confeção de peças de vestuário de caráter simples
  • BibliografiaBibliography
    AMADEN-CRAWFORD, C. (2014). Costura de Moda: técnicas básicas. Bookman. DENNIC CHUNMAN LO. (2021). Pattern Cutting. Laurence King Publishing. FISCHER, A. (2015). Sewing for Fashion Designers. Laurence King Publishing. KARTHIK, T., GANESAN, P., & GOPALAKRISHNAN, D. (2016). Apparel manufacturing technology. CRC Press. LIPTON, C., LOUE-MILANESE, P., GONNET, I., & WARGNIER, C. (2009). Le Ve¿tement fe¿minin. 1, Les bases de jupes, de corsages, de chemisiers et de robes = omen’s garments. 1, bases for skirts, bodices, shirts and dresses. ESMOD e¿d.
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, e de trabalhos práticos de carácter experimental desenvolvidas durante as sessões de aula. Os métodos expositivo e demostrativo permitem uma rápida assimilação dos conceitos básicos, princípios fundamentais e âmbitos de aplicação dos conhecimentos teóricos associados ao exercício da prática. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno. O ensino tutorial, como método ativo, será fundamentalmente usado no acompanhamento dos exercícios práticos, realizados ao longo da unidade curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não