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ISMAT 22990

Comunicação para Moda II

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC visa a assimilação dos princípios basilares de um projecto em Design de Comunicação na definição de critérios de organização, de paginação e navegabilidade em web design. Procura desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão a execução de projecto de divulgação do fashion designer e colecção de moda em ambiente digital/web.     Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para ambiente web nas vertentes da tipografia, cor, imagem, composição, usabilidade e interacção; Utilizar em projecto uma metodologia ajustada ao exercício do Design de Comunicação nas vertentes de paginação em ambiente digital/web. Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas de software de paginação e content management necessárias à correcta expressão do conceito projectual Execução de projecto divulgação do fashion designer e da colecção de moda,  com expressão dos conceitos fundamentais de Design de Comunicação   e rigor técnico.            
  • ProgramaProgramme
    Fundamentos de Design de Comunicação e Web Design para a divulgação de produto de moda Metodologia projectual direccionada a projectos de paginação e design de websites Fundamentos de tipografia, composição, cor e imagem, direccionada a projectos de paginação para website design Técnicas e ferramentas fundamentais de software de paginação e content management,  necessárias a um projecto de comunicação nas vertentes de paginação e de design de websites. Projecto prático: divulgação do fashion designer e das colecções de moda realizadas aplicadas em website
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: Desenvolver um website de apresentação do trabalho do fashion designer e das peças desenvolvidas, para divulgação online. Definir um projecto de webdesign Adquirir conhecimentos de UX (user experience) e UI (user interaction) Definir a arquitectura e navegabilidade do website Definir os critérios para a definição do ambiente visual e funcional do website Domínio das ferramentas digitais de edição de conteúdos   Competências: Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para ambiente digital e Web nas vertentes da tipografia, cor, imagem, composição e usabilidade; Utilizar em projecto uma metodologia ajustada ao exercício do Design de Comunicação nas vertentes digital e web design Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas de software de paginação e content management necessárias à correcta expressão do conceito projectual Execução de projecto divulgação de colecção de moda com aplicação dos conceitos de Design de Comunicação e web Design  
  • BibliografiaBibliography
    Ambrose, G & Harris, P. (2018). Layout for Graphic Designers: An Introduction. Bloomsbury Visual Arts. Heller, E., (2007). A Psicologia das Cores, Barcelona: Gustavo Gili. LUPTON, Ellen, Pensar com tipos: 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: CosacNaify, 2013 [Ed. Original: LUPTON, Ellen, Thinking with type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. New York: Princeton Architectural Press, 2004]. SAMARA, Timothy, (2005). Diseñar con y sin reticula. Barcelona: Gustavo Gili. Rogers, Y., Sharp, H. & Preece, J. (2023) Interaction Design – Beyond human-computer interaction. 6ª Edição. New Jersey: Wiley & Sons Gagen, R. & Golombisky, K. (2017). White Space is not your enemy - A Beginner’s Guide to Communicating Visually Through Graphic, Web & Multimedia Design. Boca Raton: CRC Press Green, T, & Labreque, J. (2023). A Guide to UX Design and Development: Developer’s Journey Through the UX Process. Toronto: APRESS  
  • MetodologiaMethodology
    É uma cadeira teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software de paginação e content management e de software para web design. Ao longo do semestre serão desenvolvidos exercícios práticos de um projecto final com respectiva análise e discussão em aula Tratando-se de uma unidade curricular de índole teórico-prática, as aulas terão uma componente de explanação da matéria, apoiadas por power points e PDF’s facultados posteriormente aos alunos. Contudo, em todas as aulas estabelece-se um diálogo constante com os estudantes, motivando-os para as temáticas abordadas, levando-os a participar activamente no desenvolvimento dos projectos. O processo criativo irá apoiar-se em metodologias de Design Thinking, User experience e User Interface.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não