Skip to main content

ISMAT 21743

Desenho e Ilustração de Autor

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    O desenho e a ilustração não são apenas aptidões de expressão ou áreas de investigação dos mecanismos de perceção, de figuração, ou de interpretação, são também formas de reagir perante o mundo, que se pretendem atentas, exigentes, construtivas e proativas.  A disciplina responde a objectivos globais de aquisição de uma eficácia pelo desenho e desenvolvimento da sensibilidade estética, formando e aplicando padrões de exigência, respeitando modos de expressão diferentes, recusando estereótipos e preconceitos.
  • ProgramaProgramme
    Identificação e contextualização Origem e história da ilustração Tipos e campos da ilustração Ilustração contemporânea portuguesa   Design de personagens Cabeça: formato, disposição e morfologia dos elementos, expressões faciais Corpo: anatomia e distorção; contrastes e personalidade; famílias   Expressão plástica Contribuição dos elementos plásticos para a comunicação de ideias: iconicidade, linha, perspetiva, técnica, iluminação, volume, cor Análise e exploração de técnicas e materiais.   Designer Toys Técnicas e materiais Construção de personagens tridimensionais   Ilustração no espaço Criação de instalação expositiva criativa das peças criadas.
  • ObjectivosObjectives
    Conhecer a origem e história da ilustração bem como os seus diferentes campos e respetivas funções. Conhecer o contexto contemporâneo nacional. Criar personagens individuais e “famílias” explorando as suas características psicológicas e morfológicas. Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visuais combinando com eficiência e autonomia os diversos recursos demonstrados. Explorar diferentes suportes, materiais e processos, adquirindo gosto pela sua experimentação e manipulação. Investigar e questionar diferentes temas cruzando várias áreas artísticas, como design, artes plásticas e novos media em abordagens bidimensionais e tridimensionais. Expor os conceitos desenvolvidos e objetos criados no formato de instalação criativa. Colaborar com as outras unidades curriculares.
  • BibliografiaBibliography
    BIRCH, Helen - Desenhar - Truques, técnicas e recursos para inspiração visual. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2015. ISBN 9788584520251 BURGERMAN, Jon - It's great to create: 101 fun creative exercises for everyone, Chronicle Books, Califórnia, 2017, ISBN 9781452155326 KLANTEN Robert e HELLIGE Hendrik - Illusive: Contemporary Illustration and Its Context, v.2. Die Gestalten Verlag, 2007. ISBN 3899551915 PIYASENA, Sam, PHILP, Beverly - Desenhe! Curso de desenho dinâmico para qualquer um com papel e lápis à mão. Ed. Gustavo Gilli, Barcelona, 2015. ISBN 9788565985628 SIMBLET, Sarah - Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. Dorling Kindersley Ltd: UK, 2009. ISBN: 9781405341233 THALER Peter - PICTOPLASMA 2. Die Gestalten Verlag, 2003. ISBN 3899550218   
  • MetodologiaMethodology
    As aulas decorrem num ambiente bastante informal o que permite a fácil troca de informação entre alunos e professor, em ambas as direções. O conteúdo das aulas é complementado com uma biblioteca de referências online, coordenada com os objetivos programáticos da disciplina, na aplicação Pinterest; é também sempre recomendado que os próprios alunos construam as suas pastas de referências online e as partilhem para enriquecimento de todos;  É também partilhado conteúdo complementar de cursos online no âmbito da disciplina, da aplicação Domestika; E ainda são incentivados os mapas visuais e organogramas na aplicação Mural para um melhor desenvolvimento criativo e consequente melhor assimilação de conhecimentos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não