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ISMAT 65

Desenho I

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC pretende introduzir os alunos ao desenho e aos materiais que possibilitarão a realização dos mesmos, bem como, as diferentes técnicas.
  • ProgramaProgramme
    Exploração de técnicas secas (Grafite, lápis de cor, canetas de tinta-da-china, Aguarela): - Desenho de observação directa de objectos do quotidiano (acessórios de moda) - Desenhos de observação directa da figura humana com panejamentos - Exploração de técnicas molhadas (aguarelas, tinta-da-china) - Desenho de observação directa de objectos do quotidiano (acessórios de moda) - Desenhos de observação directa da figura humana com panejamentos - Discussões críticas para conhecimento e aplicação da linguagem gráfica do desenho de observação directa de objectos, da figura humana e de panejamentos, com critério sobre o nível de domínio dos diferentes meios gráficos (secos e molhados) para desenhar com rigor e verosimilhança a figura humana, objectos do quotidiano que rodeiam a figura humana e os panejamentos próprios do vestuário.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objetivo: 1- A identificação, o reconhecimento e a aplicação das terminologias básicas do desenho, das suas ferramentas e dos seus métodos, de modo pertinente e adequado. 2- O desenvolvimento do desenho como instrumento de pensamento e o apuramento da acuidade perceptiva e visual 3- A compreensão do desenho como relação mecânica entre a percepção (olhar) e representação (mão). 4- A identificação do conceito de percepção espacial e a sua representação. Noções de tamanho (escala e proporção), de distância (amplitude e profundidade), de mapeamento e medição, de cheio e vazio, de linha e mancha. 5- A identificação e distinção entre as estratégias de actuação do desenho: esquisso, esboço, estudo, de projecto, acabado, ilustrativo. 6- A compreensão, analise e representação da anatomia da forma, estrutura e volume.  
  • BibliografiaBibliography
    BAMMES, Gottfried (1991), L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra. EDWARDS, Betty (1984). Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume. EDWARDS, Betty (2000), Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid:Urano. GOLDSTEIN, Natham (1992), The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall.  GÓMEZ Molina, Juan José (coord.) (1995), Las lecciones del dibujo. Madrid: Édiciones Cátedra SMAGULA, Howard J. (1992), Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education.  WONG, Wucius (1998), Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes Bryant, M. W. (2011). Fashion drawing: Illustration techniques for fashion designers.  Hopkins, J. (2018). Fashion drawing. Bloomsbury Publishing.  
  • MetodologiaMethodology
    Uso de Realidade Virtual (RV) - Visualização 3D em atividade de desenho de observação:  O professor apresentará modelos virtuais de roupas, permitindo aos alunos visualizar em 3D modelos de algumas peças básicas de vestuário para perceber melhor como representar caimentos e movimentos das peças sobre o corpo. Propor estratégias de Gamificação através de Desafios Criativos: Propor desafios semanais ou mensais, como a criação de um look inspirado em um determinado tema ou a recriação de uma peça icônica da história da moda. Visitas a museus ou espaços expositivos: Organizar visita a uma exposição artistica na qual os estudantes possam desenvolver atividades de desenho de observação, leitura de imagem e fruição artistica.  Privilegia-se a relação tutorial.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não