ISMAT 507
Desenho II
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA disciplina de Desenho II assume-se como ferramenta do pensamento permitindo ao aluno investigar, entender, interpretar, organizar e reter conhecimento sobre a realidade. Permite analisar experiências sensoriais servindo-se da expressão e visualização das ideias mentais para a representação do que nos rodeia. Dá também acesso ao entendimento sobre si próprio e a sua relação com o mundo. Desta forma, Desenho II é uma ferramenta indispensável para a investigação e desenvolvimento de projetos em todas as áreas da comunicação visual.
-
ProgramaProgrammeExpressividade do traço Intensidade, textura, espessura, gradação, amplitude do movimento, gestualidade Representação se formas naturais e artificiais Análise e representação da superfície Textura, volume, luminosidade e sombras Representação se formas naturais e artificiais A cor Fenómenos físicos, químicos e psicológicos. Sistemas cromáticos Propriedades da cor; círculo cromático; escalas cromáticas e acromáticas Harmonia e contrastes de cor; criação e aplicação de temas e paletas de cor; catálogos de cor Exploração plástica de materiais e técnicas Materiais riscadores e líquidos Natureza e caráter: forma, textura, densidade, transparência, cor, tom, gradação, sobreposição Registo combinado: traço e mancha
-
ObjectivosObjectivesExplorar o potencial expressivo do traço para analisar e representar espaços, objetos e seres vivos, sendo capaz de expressar volume, peso, profundidade, estrutura e superfície, a par de uma gradual capacidade de síntese gráfica. Entender a cor e ser capaz de usá-la de forma harmoniosa e/ou contrastante criando paletas personalizadas. Explorar diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, valorizando-se a experimentação e manipulação. Conhecer as suas diferentes potencialidades e adequações permitindo-se a novos desafios e ideias. Conhecer e explorar o desenho experimental, criando novas ferramentas ou incluindo o corpo como um veículo do desenho desenvolvendo capacidades de idealização, exploração e concretização de conceitos abstratos.
-
BibliografiaBibliographyBIRCH, Helen - Desenhar - Truques, técnicas e recursos para inspiração visual. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2015. ISBN 9788584520251 BRIGGS, Austin; DORNE, Albert; GOLDBERG, Rube; ROCKWELL, Norman - Famous Artists Course, Lessons 1-24; Famous Artists School Inc., Printed in USA, 1954 LEWIS, David - Pencil Drawing Techniques, Watson-Guptill Publications, New York, 1984. ISBN 9780823039913 MUYBRIDGE, Eadweard - Human Figure in Motion - An Electro Photographic Investigation of Consecutive Phases of Muscular Actions. London Chapman & Hall, 1907. https://exhibits.stanford.edu/muybridge SIMBLET, Sarah - Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. Dorling Kindersley Ltd: UK, 2009. ISBN: 9781405341233
-
MetodologiaMethodologyAs aulas decorrem num ambiente bastante informal o que permite a fácil troca de informação entre alunos e professor, em ambas as direções. O conteúdo das aulas é complementado com uma biblioteca de referências online coordenada com os objetivos programáticos da disciplina, na aplicação Pinterest. É também sempre recomendado que os próprios alunos construam as suas pastas de referências online e as partilhem para enriquecimento de todos; É também partilhado conteúdo complementar de cursos online no âmbito da disciplina, da aplicação Domestika; E ainda são incentivados os mapas visuais e organogramas na aplicação Mural para um melhor desenvolvimento criativo e consequente melhor assimilação de conhecimentos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão