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ISMAT 507

Desenho II

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Desenho II aprofunda o domínio do desenho artístico, focando na representação do corpo humano feminino e masculino e diferenciando o cânone clássico do cânone de moda. Abrange o desenho esquemático da figura humana para a moda, integrando-o às práticas ilustrativas. Essencial no ciclo de estudos, complementa os conhecimentos de Desenho I, desenvolvendo competências gráficas fundamentais. Ao final, os alunos deverão representar o corpo em movimento, considerando escala, proporção, volumetria, sombras, caimentos de tecidos, texturas e padronagens. O programa inclui materiais como marcadores e lápis de cor, além de técnicas mistas, aplicando o desenho esquemático e a ilustração de ideias ao design de moda.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao Desenho de Moda – Diferenças entre cânone clássico e cânone de moda. Desenho do Corpo Humano em Movimento – Estrutura, proporção, escala e volumetria do corpo feminino e masculino, posturas, equilíbrio, gestualidade e sugestão de dinamismo. Caimento de Tecidos e Texturas, Sombreamento e Profundidade – Representação de diferentes materiais, transparências e padronagens, sombras próprias e projetadas, contraste e modelagem do volume. Desenho Esquemático Aplicado à Moda – Simplificação da forma e adaptação ao design de moda. Ilustração de Ideias – Expressão gráfica na comunicação de conceitos e coleções. Técnicas e Materiais – Uso de lápis de cor, marcadores e técnicas mistas para acabamento e detalhamento.
  • ObjectivosObjectives
    A Unidade Curricular de Desenho II visa aprofundar o domínio do desenho artístico do corpo humano feminino e masculino, distinguindo o cânone clássico do cânone de moda. Os estudantes desenvolverão conhecimentos sobre proporção, escala, volumetria, sombras e rigor anatômico, aplicando-os ao desenho esquemático para moda e às práticas ilustrativas. Como aptidões, espera-se que dominem os meios gráficos trabalhados em Desenho I, aprimorando a representação do corpo em movimento, caimento de tecidos, texturas e padronagens. Quanto às competências, os alunos serão capazes de utilizar o desenho de observação artístico, o desenho esquemático aplicado à moda e a ilustração de ideias para enriquecer suas criações no design de moda, empregando materiais diversos, como marcadores e lápis de cor.
  • BibliografiaBibliography
    Fernández, Á., & Martín Roig, G. (2008). Desenho para Designers de Moda. Editorial Estampa. ISBN: 978-972-33-2388-7. Hopkins, J. (2011). Desenho de Moda - Volume 5. Bookman. ISBN: 978-85-7780-894-6. Feyerabend, F. V. (2011). Croquis de Moda: Bases Para Estilistas. Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-85-256-1950-0. Bryant, M. W. (2011). Desenho de Moda: Técnicas de Ilustração para Estilistas. Bookman. ISBN: 978-85-7780-973-8. Drudi, E. (2011). O Desenho da Figura no Design de Moda (Nova Edição Revisada). Pepin Press. ISBN: 978-90-5496-154-3. Sánchez, A. (2010). Ilustração de Moda: Desenho Técnico. Monsa. ISBN: 978-84-15227-13-7. Seivewright, S. (2007). Research and Design: Fashion Design. AVA Publishing. ISBN: 978-2-940373-26-6. Allen, A., & Seaman, J. (2010). Fashion Drawing: The Basic Principles. Batsford. ISBN: 978-1-84994-003-0.
  • MetodologiaMethodology
    A Unidade Curricular de Desenho II adota metodologias ativas para potencializar o aprendizado. A inclusão de práticas colaborativas e projetos interdisciplinares conecta o desenho de moda a outras áreas criativas, ampliando a visão do processo artístico. A aprendizagem baseada em projetos permite que os alunos desenvolvam habilidades práticas, trabalhando desde a concepção até a execução de ilustrações aplicadas à moda, aproximando-os do ambiente profissional. Além disso, o uso de tutoriais em vídeo enriquece o acesso ao conhecimento, permitindo que os estudantes explorem diferentes técnicas no seu próprio ritmo. Desafios gráficos em grupo e experimentação com materiais diversificados estimulam a criatividade e o aprimoramento técnico, garantindo um aprendizado dinâmico e imersivo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não