Skip to main content

ISMAT 21744

Design de Experiência e Serviços

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina aborda o Design como resposta a problemas que advém das experiências e da percepção humana do meio que nos rodeia. Desde uma maçaneta de porta a um botão de menu numa interface interactiva que permite navegar na estrutura narrativa de um sistema digital, tudo isto são problemas (e soluções) do foro do User Experience (UX), enquanto o Design de Serviços amplia este âmbito para tratar a orquestração entre vários actores e pontos de contacto subsequentes na criação de experiência de serviços. A dinâmica adoptada leva ao aluno conteúdo rico e actualizado, contacto com profissionais actuantes e com estudos de casos e boas praticas, além de exercícios práticos que permitirão desenvolver conceitos de serviços aplicados tanto ao mercado quanto à sociedade em geral (ex: serviços públicos).
  • ProgramaProgramme
    Definições: Serviços; Economia de Serviços; Serviços Digitais; Serviços Públicos;Design de Serviços; Design de Experiências; Experiência do Utilizador: ambientes, interfaces hápticas, visuais, multissensoriais, digitais e analógicas, tangíveis e intangíveis Processo do Design de Serviços: Estratégias de abordagem; Métodos e ferramentas Design Thinking de serviços; Investigação e análise; Empatia e co-criação; Protagonismo do utilizador; Geração de conceitos;  Protótipos, testes e iteração; Protótipos digitais básicos;  Implementação e avaliação   Casos de estudo de aplicação do Design de Serviço e Experiência
  • ObjectivosObjectives
    Dominar os conceitos básicos e adquirir um conjunto útil de conhecimentos no âmbito do Design de Experiências e Serviços; Promover nos alunos uma percepção critica e compreensão das soluções que o Design pode oferecer para determinadas necessidades de mercado, ou problemas de utilização e funcionamento de sistemas, produtos ou serviços; Proporcionar aos alunos a experimentação empírica no campo do Design de Experiência e Compreender a relevância da disciplina no contexto da complexidade dos problemas enfrentados pela sociedade contemporânea, e da sua capacidade de contribuir para prover respostas a essas questões
  • BibliografiaBibliography
    PENIN, Lara. An Introduction to Service Design: Designing the Invisible. Londres: Blooomsbury, 2018. ISBN 978-1472572585 CHAPMAN, Jonathan. Emotionally Durable Design: Objects, Experiences and Empathy. Londres: Routledge, 2015. ISBN 978-0415732154 SANGIORGI, Daniela, PRENDIVILLE, Alison (Eds). Designing for Service: Key Issues and New Directions. London: Bloomsbury, 2017. ISBN 9781474250122 POLAINE, Andrew, LØVLIE, Lavrans, REASON, Ben. Service Design: From Insight to Implementation. New York: Rosenfeld Media, 2013. ISBN 978-1933820330 DOWNE, L. . Good services: How to design services that work. BIS Publishers, 2020.
  • MetodologiaMethodology
    Ensino baseado em aulas teórico-práticas e praticas (laboratório), fazendo uso de leitura e discussão de textos fundamentais, exibição e discussão de vídeos, estudos de casos, apresentações feitas por convidados (presenciais e/ou à distância), debates sobre os temas propostos em sala pelo professor, pelos convidados, ou pelos próprios alunos a partir das suas experiências em sala de aula e fora dela. Serão desenvolvidos um projecto de produtos/serviços fazendo uso de conceitos e ferramentas apresentados na Unidade Curricular, sendo a componente de maior peso. Além disto, serão contabilizados também a participação individual e o desenvolvimento de um seminário sobre tópicos no estado da arte.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não