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ISMAT 21741

Design de Marca

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Unidade Curricular, estruturada e pensada para que o discente adquira competências teóricas e formais sobre a construção de identidades visuais. Combinação das competências teóricas com prática projetual, que permita a construção visual da uma marca, assim como, a exploração dos valores simbólicos e de elementos construtores da identidade, na sua envolvência individual, organizacional e territorial. Desenvolvimento da capacidade de pesquisa, construção e tangibilização de conceitos em realidade. Uso e incentivo constante de soluções inovadoras, criativas aos projetos propostos.
  • ProgramaProgramme
    1- Abordagem ao estado da arte no contexto da identidade: 1.1. Conceitos básicos de comunicação em que se inscreve a problemática da identidade; 1.2. A diferença entre as diferentes terminologias relacionadas com identidade (marca, logotipo, símbolo, identidade visual, branding); 1.3. Compreender o posicionamento para a construção da identidade. 1.4. A multiplicidade de interfaces que promovem a expressão identitária; 2- Qual o papel do design de identidade na construção das marcas: 2.1. A marca e a sua narrativa identitária; 2.2. A inovação como fator de sucesso para o estabelecimento de uma narrativa identitária da marca no futuro; 3- A arquitectura de marca - criação, planeamento e gestão dos elementos de Identidade; 3.1. A Identidade Visual e o Design de Identidade Corporativa; 3.2. Elementos base e complementares de Identidade Visual; 3.3. Sistemas de Identidade; 3.4. Manuais de Normas.
  • ObjectivosObjectives
    É objectivo desta Unidade curricular explanar sobre conceitos técnicos e práticas conceptuais relacionados com o que se denomina por Marca. Atendendo à importância do Design de Identidade para as organizações e o impacto que promove no desenvolvimento das empresas e das pessoas, esta unidade curricular pretende passar aos estudantes de design o conhecimento fundamental de todo o processo.
  • BibliografiaBibliography
    Gobe, M. (2001). Emotional Branding - the new paradigm for connecting brands to people, Allworth Klein. Kapferer, J.(2012). The new strategic brand management: Advanced insights and strategic thinking. London: Kogan Page. Keller, K. (2009). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity. New Jersey: Prentice Hall. Keller, K. (2013). Best Practice Cases in Branding, Strategic Brand Management. New Jersey: Prentice Hall. Kleim, N. (1999). No Logo - o poder das marcas. Lisboa: Relo¿gio D'A¿gua. Olins, W. (2003). On Brand. London: Thames and Hudson. Rosenbaum-Elliott, R., Percy, L. & Pervan, S. (2011). Strategic Brand Management. Oxford: OUP. Olins, W. (2003). On Brand. London: Thames and Hudson. Rosenbaum-Elliott, R., Percy, L. & Pervan, S. (2011). Strategic Brand Management. Oxford: OUP. Wheeler, A. (2009). Designing Brand Identity. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Projetos
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não