Skip to main content

ISMAT 24156

Design de Têxteis para Decoração

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular pretende relacionar os principais conhecimentos sobre fios e respectivas características e suas possíveis aplicações  para a decoração e o design de interiores, valorizando processos produtivos artesanais e possibilitando ao profissional, identificar, interpretar e analisar as principais estruturas têxteis  a partir de técnicas manuais, em diferentes explorações.   
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. Introdução à história dos têxteis para decoração 2. Campos de aplicação 2.1 Quarto 2.2 Banho 2.3 Cozinha/sala 2.4 Assentos 2.5 Cortinados 2.6 Chão 2.7 Paredes 3. Fibras para decoração, características, propriedades e aplicações 4. Fios para decoração, características, propriedades e aplicações 5. Tecidos para decoração 5.1 Noção de tecido. Teia, trama, ligamento e padrão 5.2 Ligamentos fundamentais, duplos, Jacquard, veludos e felpos 5.3 Características, propriedades e aplicações 6. Malhas para decoração 6.1 Noção de malha. Trama, circulares e teia. Estruturas e padrões 6.2 Estruturas básicas, duplas, Jacquard, veludos e pelos 6.3 Características, propriedades e aplicações 7. Estampados para decoração 7.1 Técnicas de estamparia 7.2 Desenhos e padrões   8. Projeto de design de coleções. Relação entre a aplicação, o conceito de utilização, os valores estéticos, os materiais, as características estruturais, os padrões e a qualidade determinada pelo mercado  
  • ObjectivosObjectives
    A unidade curricular tem como objetivo desenvolver no discente as seguintes capacidades: Compreender a história e a importância dos têxteis de interiores na decoração. Identificar os materiais, tipos de tecidos, padrões, texturas e aplicações dos têxteis para decoração. Desenvolver competências para desenhar ligamentos e padrões característicos de tecidos e malhas decorativas. Criar padrões estampados e jacquard característicos de tecidos e malhas para decoração. Simular têxteis para decoração em processos artesanais, utilizando o desenho de padrões com fios, sequências de cor, ligamentos ou estampados. Projetar têxteis para decoração, considerando materiais, características estruturais, conceito de utilização, valores estéticos, aplicação e qualidade exigida pelo mercado.
  • BibliografiaBibliography
    Amy Willbanks, Nancy Oxford, Dana Miller, (2014), Textiles for Residential and Commercial Interiors, Fairchild Books RAMSTEDT, Frida, The Interior Design Handbook. London, UK: Particular Books (2021) YATES, Marypaul, Fabrics: A Guide for Interior Designers and Architects Fabrics. New York, W.W. Norton & Co. (2002) T. Rowe, (2009), Interior Textiles: Design and Developments, Woodhead Publishing Alex Russell, (2019), The Fundamentals of Printed Textile Design, Bloomsbury Mouta, F., & Sequeira, J. I. R. (2023). Manta do Alentejo: uma marca na história luso-africana, séculos XV-XVI. V. Ramesh Babu, S. Sundaresan, (2018), Home Furnishing, WPI Publishing Josephine Steed and Frances Stevenson, (2012), Basics Textile Design 01: Sourcing Ideas: Researching Colour, Surface, Structure, Texture and Pattern, Bloomsbury  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia pedagógica prevê sessões expositivas conduzidas pelo professor e a realização de trabalhos práticos. É ativa e cooperativa, incentivando a reflexão e colocando o estudante no centro da aprendizagem, promovendo a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos práticos. As atividades de ensino e aprendizagem ocorrem em aulas teórico-práticas, utilizando meios audiovisuais, pesquisa e exploração de diferentes técnicas e materiais. Prevê-se a realização de trabalhos individuais e em grupo, apresentado oralmente e discutido, incentivando a análise crítica de todos os estudantes. A avaliação valoriza a presença nas aulas e é composta por um manual de processos e amostras técnicas (30%), exposição na montra (20%) e um projeto de design de têxteis para decoração e hotelaria, integrado no projeto interdisciplinar (40%). A assiduidade e participação nas aulas correspondem a 10% da nota final.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não