ISMAT 21747
Design dos Territórios
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA UC situa-se na intersecção do campo do Design com outras áreas correlatas, tais como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Sociologia, Gestão, Urbanismo, Cultura. No contexto geral do curso, visa promover o embasamento teórico para o desenvolvimento da atividade do Design na sociedade contemporânea, de forma holística e transdisciplinar. Insere-se no contexto da compreensão do território, da cultura, do patrimônio, das comunidades e nações, sua história e desenvolvimento, e do exercício do pensar e projetar o futuro da sociedade.
-
ProgramaProgrammeWicked Problems: Horst Rittel, Richard Buchanan, Design Thinking, Antifragilidade, e cenários distopicos Abordagens transdisciplinares em Design: Antropologia, Economia, Sociologia¿ e além! Design Participatório : do DOTT à Acupuntura Urbana, através de John Thackara, Nabeel Hamdi & Jaime Lerner Acupuntura urbana e intervenções no território Design, cultura, tradições, patrimônio e territórios: de Eric Hobsbawm à António Ferro Design, cultura, tradições, patrimônio e territórios: AFRIKA: Participo, logo existo - Mugendi M¿Rithaa Place Branding: destacando os territórios da politica (o significado de marcas, identidade cultural, pertencimento) Design & Sustentabilidade - Uma corrente de evidências de conhecimento: Buckminster Fuller, Victor Papanek, Gui Bonsiepe, Ezio Manzini Novos Territórios: Design Extraterrestre, Naves e colónias espaciais
-
ObjectivosObjectivesNo final deste semestre, os alunos devem: Possuir um conhecimento básico sobre autores e áreas de conhecimento afetas ao Design; Ser capazes de explorar e de se expressar a respeito dos campos do conhecimento direta e indiretamente relacionados à área de competência do Design contemporâneo; Compreender a amplitude da inserção do Design na sociedade contemporânea; Ser capazes de compreender e sintetizar conhecimento a partir da leitura de textos, fazendo uso de ferramentas como diagramas, mapas mentais, palavras-chave, citação de referências.
-
BibliografiaBibliography1. Bonsiepe, Gui (2011). Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Blucher. 2. Krucken, Lia (2009). Design e território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel & SEBRAE. 3. Lerner, Jaime (2003). Acupuntura urbana. Rio de Janeiro: Editora Record. 4. Manzini, Ezio (2017). Design: Quando todos fazem design - Uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo: Editora Unisinos. 5. Papanek, Victor (1995). The Green Imperative: Ecology and Ethics in Design and Architecture. London: Thames & Hudson. 6. Patrocinio, Gabriel, Nunes, José Mauro (2015). Design & Desenvolvimento: 40 Anos Depois. São Paulo: Editora Blucher.
-
MetodologiaMethodologyUso de logbooks de registo de todos as leituras, debates e o processo do curso; Uso de filmes (documentários) e debates; Sala de aula invertida (debates entre os alunos e com convidados)
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão