ISMAT 21749
Design Estratégico e de Negócios
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationEsta evolução é o resultado da orientação estratégica das associações para a Inovação, sendo o Design uma metodologia que suporte este esforço. Por isso é imperativo o re-olhar na óptica das estratégias do Design e das suas metodologias, modelos e processos para a ação áreas emergentes. Iremos focar na expressividade do trabalho de design, na criação de designers especializados e com competências direcionadas para as necessidades sociais e humanas dos nossos dias. Propomos desenvolver o conhecimento e competências através de casos de estudo reais e desenvolvidos através de métodos qualitativos e quantitativos. Não rejeitamos a história e a evolução do design, aliás, esses são os alicerces sólidos que suportam o conhecimento ¿a priori¿ para esta UC, mas estaremos focados na capacidade transformacional na qual o design hoje opera, assumindo a sua transdisciplinaridade e posicionamento entre as Fronteiras do Conhecimento.
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ProgramaProgrammeO papel do Design na sociedade, na economia e nos negócios: Breve revisão histórica e contextual. Da Gestão do Design para o Design Leadership ¿ Liderança pelo Design O Design a "Escalar" no contexto das empresas. Design Driven Companies Áreas emergentes de atuação do Design dentro das organizações: Recursos humanos, Cultura Criativa, Gestão do conhecimento e Liderança criativa ¿ Hoje e o futuro. As competências que os Designers precisam de ter adicionais às competências de Design em Si: Empreendedor, Código, Vertente Social, Facilitador Transdisciplinar. Design Estratégico - processo e resultado A resolução de problemas - metodologias - a noção de projeto A incorporação intencional da estética; A coerência ideológica dos sistemas Coordenação e integração interdisciplinar Seminários Online internacionais:
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ObjectivosObjectivesCompreender os conceitos de inovação e sua relação com o design; Compreender que o design e a inovação, deverão ser algo instalado na cultura empresarial e absolutamente necessário para obter rentabilidade a longo prazo; Diagnosticar a situação de uma empresa modelo, os seus produtos e as suas tecnologias principais, em relação aos concorrentes mais próximos; Delinear os campos de atuação para o futuro, em termos de tecnologias, produtos e mercados; Nivelar o conhecimento e entendimento dos ¿Léxicos e Códigos¿ próprias das diferentes áreas de conhecimento de fronteira e os contextos expandidos de atuação do Design e do ¿Designer Estratégico¿; Atuar de acordo com as transições organizacionais, transformações socioeconômicas, da sustentabilidade, resiliência, sistemas auto-organizados e cenários de futuro; Desenvolver competências que permitam compreender, analisar, criticar, modelizar e criar respostas aos desafios do séc. XXI; Dominar métodos exploratórios, processos exploratórios do design;
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BibliografiaBibliographyBEST, Kathryn (2015). Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Fairchild Books. BORJA DE MOZOTA, Brigitte (2011), Gestão do Design - Usando o Design Para Construir Valor de Marca e Inovação, Ed. Bookman. Turner, R. (2016). Design Leadership. S.l.: ROUTLEDGE. HOLSTON, David (2011). The Strategic Designer. Adams Media.
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MetodologiaMethodologyTendo em consideração que esta UC converge os tópicos de design estratégico e de negócios, permite que esta UC seja optativa para alunos da licenciatura de gestão, pelo que será possivel instrumentalizar PBL com equipas multidisciplinares, contribuindo para uma melhor percepção deste conteúdos que converge conhecimentos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão