Skip to main content

ISMAT 17969

Design Office I

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade e¿ o corpo central de cada semeste. tem como objetivo activar a criatividade junto dos jovens atrave¿s do desenvolvimento de exerci¿cio assentes nos fundamentos do design. Tem tambe¿m como objetivo central agregar as compete¿ncias desenvolvidas nas restantes unidades.
  • ProgramaProgramme
    Iniciac¿a¿o aos fundamentos do design gra¿fico e da composic¿a¿o, nomeadamente em 4 pontos que se exercitam atrave¿s de um constante ¿dia¿logo¿ com as grama¿ticas visuais: -  O PONTO - Espac¿o, grelha e composic¿a¿o. - Linha; -  A LINHA - Espac¿o, grelha e composic¿a¿o; -  O PLANO- Espac¿o, grelha e composic¿a¿o; -  A FORMA- Mancha, espac¿o, grelha e composic¿a¿o. Em complemento: -  A ESCALA, Introduc¿a¿o aos tipos de fontes (relac¿a¿o com a TIPOGRAFIA); -  A TEXTURA, Cor, te¿cnica e composic¿a¿o (relac¿a¿o 2D/3D); Para desenvolver este conhecimento o aluno deve: -  identificar e compreender uma questa¿o; -  investigar e identificar meios auxiliares; -  aglutinar o conhecimento adquirido nas restantes aulas; -  desenvolver a criativa; -  desenvolver curiosidade. Aprendizagem atrave¿s da resoluc¿a¿o do problema, investigac¿a¿o e experimentac¿a¿o.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC pretende que o aluno inicie e compreenda como desenvolver autonomamente um pensamento projectual sustentado e apurado e que aprenda a reunir um corpo de investigac¿a¿o coerente e so¿lido. Pretende incutir metodologias de trabalho e de pesquisa individuais e em grupo. Visa estimular um pensamento cri¿tico auto¿nomo e estimular a discussa¿o e ana¿lise conjunta. Pretende tambe¿m iniciar pra¿ticas de trabalho individual. Objectivos: ·  Desenvolver e reconhecer os fundamentos da Composic¿a¿o; ·  Simplificac¿a¿o e depurac¿a¿o dos elementos representados; ·  Interpretac¿a¿o e descodificac¿a¿o da Cultura Visual; ·  Criac¿a¿o de significados visuais; ·  Desenvolvimento de fami¿lia de objectos; ·  Desenvolvimento de signos; ·  Desenvolvimento de pensamento conceptual atrave¿s de casos de estudo; ·  Desenvolvimento de um discurso visual individual.
  • BibliografiaBibliography
    Ambrose, Gavin; Harris, Paul (2006). The Visual Dictionary of Graphic Design. AVA Publishing; Cohen, Sandee (2009). From Design Into Print. Peachpit Press; Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design 2ed. rinceton Architectual Press; G. Ambrose & P. Harris (2011). Basics Design: Typography; Layout; Grids; The Fundamentals of Graphic Design; Print and Finish; Design Thinking; Format; Colour Lausanne: AVA Publishing. Lupton, Ellen (2010). Thinking with type- 2ed. Princeton Architectual Press; Margolin, Victor (2014). Design e Risco de Mudanc¿a. Verso da Histo¿ria;  
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem atrave¿s da resoluc¿a¿o do problema, investigac¿a¿o e experimentac¿a¿o e brainstorming - debate em aula, desenvolvimento de pensamento critico. Participac¿a¿o activa e critica + demonstrac¿a¿o da aprendizagem e entrega dos elementos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não