ISMAT 17969
Design Office I
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA unidade e¿ o corpo central de cada semeste. tem como objetivo activar a criatividade junto dos jovens atrave¿s do desenvolvimento de exerci¿cio assentes nos fundamentos do design. Tem tambe¿m como objetivo central agregar as compete¿ncias desenvolvidas nas restantes unidades.
-
ProgramaProgrammeIniciac¿a¿o aos fundamentos do design gra¿fico e da composic¿a¿o, nomeadamente em 4 pontos que se exercitam atrave¿s de um constante ¿dia¿logo¿ com as grama¿ticas visuais: - O PONTO - Espac¿o, grelha e composic¿a¿o. - Linha; - A LINHA - Espac¿o, grelha e composic¿a¿o; - O PLANO- Espac¿o, grelha e composic¿a¿o; - A FORMA- Mancha, espac¿o, grelha e composic¿a¿o. Em complemento: - A ESCALA, Introduc¿a¿o aos tipos de fontes (relac¿a¿o com a TIPOGRAFIA); - A TEXTURA, Cor, te¿cnica e composic¿a¿o (relac¿a¿o 2D/3D); Para desenvolver este conhecimento o aluno deve: - identificar e compreender uma questa¿o; - investigar e identificar meios auxiliares; - aglutinar o conhecimento adquirido nas restantes aulas; - desenvolver a criativa; - desenvolver curiosidade. Aprendizagem atrave¿s da resoluc¿a¿o do problema, investigac¿a¿o e experimentac¿a¿o.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC pretende que o aluno inicie e compreenda como desenvolver autonomamente um pensamento projectual sustentado e apurado e que aprenda a reunir um corpo de investigac¿a¿o coerente e so¿lido. Pretende incutir metodologias de trabalho e de pesquisa individuais e em grupo. Visa estimular um pensamento cri¿tico auto¿nomo e estimular a discussa¿o e ana¿lise conjunta. Pretende tambe¿m iniciar pra¿ticas de trabalho individual. Objectivos: · Desenvolver e reconhecer os fundamentos da Composic¿a¿o; · Simplificac¿a¿o e depurac¿a¿o dos elementos representados; · Interpretac¿a¿o e descodificac¿a¿o da Cultura Visual; · Criac¿a¿o de significados visuais; · Desenvolvimento de fami¿lia de objectos; · Desenvolvimento de signos; · Desenvolvimento de pensamento conceptual atrave¿s de casos de estudo; · Desenvolvimento de um discurso visual individual.
-
BibliografiaBibliographyAmbrose, Gavin; Harris, Paul (2006). The Visual Dictionary of Graphic Design. AVA Publishing; Cohen, Sandee (2009). From Design Into Print. Peachpit Press; Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design 2ed. rinceton Architectual Press; G. Ambrose & P. Harris (2011). Basics Design: Typography; Layout; Grids; The Fundamentals of Graphic Design; Print and Finish; Design Thinking; Format; Colour Lausanne: AVA Publishing. Lupton, Ellen (2010). Thinking with type- 2ed. Princeton Architectual Press; Margolin, Victor (2014). Design e Risco de Mudanc¿a. Verso da Histo¿ria;
-
MetodologiaMethodologyAprendizagem atrave¿s da resoluc¿a¿o do problema, investigac¿a¿o e experimentac¿a¿o e brainstorming - debate em aula, desenvolvimento de pensamento critico. Participac¿a¿o activa e critica + demonstrac¿a¿o da aprendizagem e entrega dos elementos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão