ISMAT 17972
Design Office II
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationContinuar o trabalho iniciado no 1º semestre, induzindo maior complexidade e conhecimento no domínio do pensamento criativo, técnicas e manualidades associadas ao processo de Design. Pretende-se: Criação de um dossier de pesquisa, com o objetivo de ser um estímulo e uma inspiração para o desenvolvimento dos conceitos; Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio do pensamento, processo, técnicas e manualidades aprendidas no primeiro semestre e agora aplicadas ao desafio de projeto desta UC; Interpretação e descodificação de objetos puramente concetuais, que forma direta ou lateral sejam um estímulo à imaginação dos alunos para dar resposta ao desafio de projeto lançado na UC Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos e com a criação de não-objetos; Estimular o pensamento conceptual, quer na fase de não-Objeto quer na fase de Objeto; Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas.
-
ProgramaProgrammeCP01- “Cusiosité” – Modelo de Estímulo á curiosidade: Apresentação do Modelo: Exploração, Associação, Aplicação e Combinação de ideias CP02 – Criatividade Informada: Exploração de informação Associação de Estímulos criativos – diretos e laterais Aplicação dos Estímulos em novos conceitos Combinação de conceitos para gerar nas Ideias CP03 – Criatividade condicionada: Criação de categorias para exploração seletiva Associação entre categorias para fundir estímulos criativos Experimentação de novas ideias entre novas categorias e tentativa de Aplicação como resposta ao desafio de projeto Combinação das ideias aplicadas ao Projeto CP04 – Criatividade aplicada: Exploração da narrativa criada Materialização da Ideia e da Narrativa em não-objetos Criação do Objeto de Design CP05 – Criatividade com Impacto: Design das peças e materiais de comunicação do conceito, das narrativas e do Objeto final Estruturação do espaço expositivo de apresentação dos Objetos criados pelos Alunos
-
ObjectivosObjectivesA unidade curricular Design Office II tem como objetivo desenvolver competências avançadas no processo criativo. Os estudantes deverão: O1 - compreender as fases do processo criativo, com especial foco na concetualização, explorando modelos, técnicas e ferramentas para estruturar ideias inovadoras. O2 - Deverão aplicar esses modelos no desenvolvimento de projetos de design, garantindo coerência narrativa e um fio condutor claro, tanto em objetos físicos como em realidades imateriais. O3 - Espera-se que os estudantes analisem criticamente os resultados, ajustando propostas com base na perceção e valorização das ideias apresentadas. O4 - Além disso, deverão avaliar conceitos e argumentos, sustentando decisões criativas através de um discurso fundamentado. O5 - Por fim, serão desafiados a criar novas realidades, comunicando-as eficazmente para que possam ser experienciadas de forma imersiva, fortalecendo a sua capacidade de construir e defender narrativas visuais e conceituais no design.
-
BibliografiaBibliographyMüller-Brockmann, J. (2016), Grid Systems in Graphic Design: A Visual Communication Manual for Graphic Designers, Typographers and Three Dimensional Designers. Niggli Edition Elam, K. (2011). Geometry of Design. New York: Princeton Architectural Press. Eskilson, Stephen J.(2012), Graphic Design: A New History. Yale University Press Frascara, J. (2004). Communication design : principles, methods, and practice. New York: Allworth Press Lupton, E. (2014), Thinking with Type, 2nd revised and expanded edition: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students Revised, Expanded Edition. Rockport Publishers Heller, S. & Anderson, G. (2016). The Graphic Design Idea Book. London: Lawrence King. Viction, W. (2017), Less is More: Limited Colour Graphics in Design. Victionary
-
MetodologiaMethodologyA UC baseia-se em práticas pedagógicas ativas e inovadoras: M01 – Hands-on - em todas as aulas os alunos pesquisam, conceptualizam e aplicam conhecimento no desenvolvimento construtivo do "Cusiosité". M02 – “WorldBuilding” – Uma abordagem focada na criação de universos completos, muito usada em ficção científica e design especulativo, no qual construímos um contexto de lecionação imaginário, o que reforça o objetivo da capacitação para a conceptualização e materialização das ideias a partir no Não Objeto para o Objeto, sendo este objeto final um cenário utópico, real ou desconstruído que cada aluno imaginou e construiu.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão