Skip to main content

ISMAT 17975

Design Office III

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas do sistema de design e de objectos (i)materiais. Capacidade de gerir um processo total de design a partir de um projecto que exige investigação, idealização, produção, realização, implementação, comunicação e estratégias de disseminação/comercialização. Reconhecer e explorar processos de contaminação disciplinar do design (editorial/gráfico com o design de produto/equipamento) Identificar e perceber o potencial criativo de objectos oriundos do universo vernácular / utilitário e torná-lo(s) (apropriando) em suportes para outros conteúdos, funções e significações. Explorar as estreitas relações arte e design, passando pelo cinema, a música, o teatro, a ilustração, a performance, etc. Estimular e especular acerca do nosso próprio relacionamento com os objetos em geral e em particular.
  • ProgramaProgramme
    Esta UC pretende apoiar o desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas do sistema de design e de objetos (i) materiais; numa era em que o consumo e o design responsável tem obrigação de desenvolver pelo menos aos 10 princípios de um bom Design, segundo Dieter Rams. O aluno deve desenvolver a capacidade de gerir um processo holístico de design a partir de um projeto que exige investigação, idealização, produção, realização, implementação, comunicação e estratégias de disseminação. Reconhecer e explorar processos de contaminação disciplinar do design (editorial/gráfico com o design de produto/equipamento. Também identificar e perceber o potencial criativo de objetos oriundos do universo vernacular / utilitário e torná-lo(s) (apropriando) em suportes para outros conteúdos, funções e significações.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC pretende responder a um exercício de holístico no processo do design. Ganhar autonomia no domínio do processo projetual em design, desenvolvendo-o e adaptando-o aos seus próprios tempos e momentos de decisão. Compreender e dominar questões de contexto macro e micro, locais e globais e sobretudo individuais e coletivos. Sempre com foco na manutenção ecossistema – o planeta. Desenvolver capacidade de investigação e recolha de conteúdos/materiais, sob a forma da necessidade de re+. Identificar sistemas de pesquisas perspicazes e low budget. Sistematizar estratégias de registo da evolução projetual (fotografia, desenhos, colagens, vídeos...). Desenvolver capacidade de investigação e sistematização de informação. Construir as suas problemáticas refletindo de forma crítica. Compreender, analisar e contextualizar propostas de projeto. Utilizar a criatividade e inovação ao serviço dos desafios propostos. Adequar a tangibilidade das soluções encontradas. re+ pensar!    ¿
  • BibliografiaBibliography
    Gunn, W., Otto, T., & Smith, R. C. (2013). Design anthropology: theory and practice. Bloomsbury. Stols-Witlox, M., Kursell, J., Lulof, P. S., Harris, A., & Dupré, S. (2020). Reconstruction, replication and re-enactment in the humanities and social sciences. Amsterdam University Press. http://english.digitaliapublishing.com/a/100915/ Muratovski, G., & Vogel, C. M. (2019). Re:Research. Volume 6, Design discourse on business and industry. Intellect Books. https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&scope=site&db=nlebk&db=nlabk&AN=21 43952 Brown, T., & Katz, B. (2019). Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation (Revised and updated edition). HarperBusiness, an imprint of HarperCollinsPublishers. Lambert, S. (2020). Provocative plastics: their value in design and material culture. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-030-55882-6  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologias pedagógicas ativas, centradas no desenvolvimento do pensamento critico e na aplicabilidade através de Project Based Learning. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não