Skip to main content

ISMAT 17979

Design Office IV

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Desenvolvimento de projecto ?Form Founding? 1. Diagno¿stico / Pesquisa; 2. Experimentac¿a¿o na¿o objetiva; 2.1 Form Founding 2D - Criac¿a¿o de alfabetos tridimensionais a partir de geometrias primitivas. - Experimentac¿a¿o pla¿stica de materiais - Prototipagem manual e em laser cut 2.2 Form Founding 3D - Criac¿a¿o de superfi¿cies/objectos a partir da apropriac¿a¿o e formas (natureza, arte,...) - Experimentac¿a¿o pla¿stica de materiais orga¿nicos e sinte¿ticos. - Prototipagem ra¿pida em impressa¿o 3D 3. Experimental objetiva; 4. Projeto / apresentac¿a¿o da soluc¿a¿o.
  • ProgramaProgramme
    Compreensa¿o da morfologia dos sinais alfabe¿ticos a partir da te¿cnica de construc¿a¿o dos mesmos. Desenvolvimento da capacidade de gesta¿o formal dos signos de acordo com as possibilidades consagradas por diferentes ferramentas, variac¿o¿es impostas pelas proporc¿o¿es dos trac¿os, dos diferentes meios e suportes para a construc¿a¿o da escrita. Incremento da capacidade de identificar e extrapolar, sintetizando, formas geome¿tricas ba¿sicas. Transformac¿a¿o das mesmas por alterac¿a¿o de: ponto de observac¿a¿o, mate¿ria em movimento e composic¿o¿es ocasionais e/ou na¿o, geradas pelo meio ambiente natural. Extrapolac¿a¿o da mate¿ria artificial, interpretac¿a¿o de resultados e definic¿a¿o de a¿reas de pesquisa e experimentac¿a¿o. Combinac¿o¿es formais. Tomada de conscie¿ncia das limitac¿o¿es, representac¿o¿es e proposta da experimentac¿a¿o de meios alternativos de captac¿a¿o de forma e as suas evoluc¿o¿es recorrendo a diferentes materiais.
  • ObjectivosObjectives
    Constatac¿a¿o, levantamento, registo, esboc¿o e representac¿o¿es bi e tridimensionais. Explorac¿a¿o esponta¿nea e mutac¿o¿es sobre estados da forma. Percepc¿a¿o e sentidos. Valor sema¿ntico das formas, criac¿a¿o de co¿digos de afinidade. Descodificac¿a¿o, abordagem emocional e a sua representatividade por contraste. Experimentac¿a¿o apurada e aplicac¿a¿o dos conceitos a propostas concretas de espac¿os de interacc¿a¿o. Passagem do elemento gra¿fico ao esculto¿rico. Do 2D ao 3D transformando o alfabeto/co¿digo lingui¿stico num objecto que, de forma euri¿tmica, reu¿ne a explorac¿a¿o do material, dos sentidos e do acto performativo.
  • BibliografiaBibliography
    Agkathidis, A. (2017), Biomorphic Structures : Form + Technique. Laurence King Publishing Agkathidis, A. (2016), Generative Design: Form-finding Techniques in Architecture. Laurence King Publishing Alkan Bala , H. (2016). Landmarks in Urban Space as Signs. Current Urban Studies 04(04):409-429. Huerta, R. (2010). I Like Cities; Do You Like Letters? Introducing Urban Typography in Art Education. International Journal of Art & Design Education 29(1):72 ? 81. Jackson, P. (2011), Folding Techniques for Designers: From Sheet to Form : From Sheet to Form. Laurence King Publishing William McLean, W. / Silver, P. (2015), Air Structures. Laurence King Publishing  
  • MetodologiaMethodology
    Esta Unidade curricular e¿ de pra¿tica e laboratorial, assenta em metodologias e pra¿ticas pedago¿gicas ativas: Projecto based learning e Learning by doing . Sera¿o tambe¿m usadas te¿cnicas e ferramentas activas como: Discussion ground rules - desenvolvimento de um ambiente inclusivo trabalhando com alunos para criar regras ba¿sicas para discussa¿o. Sera¿o tambe¿m usadas te¿cnicas para estimular a explorac¿a¿o criativa como: a criatividade pelas artes; envolvimento sensorial, pensamento lateral, mapas mentais. A avaliac¿a¿o da UC tem um cara¿cter conti¿nuo que incide na assiduidade, participac¿a¿o, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. Os desafios propostos para o semestre sa¿o maioritariamente individuais, classificados como explorato¿rios para estimular a investigac¿a¿o, a criatividade e a inovac¿a¿o. Os momentos de avaliac¿a¿o sa¿o definidos pelos docentes e te¿m cara¿cter obrigato¿rio.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não