ISMAT 21754
Design Performativo
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationConhecer e ser capaz de articular conceitos e desenhar propósitos, através da amplitude que estas formas de expressão em design que se traduzem num envolvimento direto com o público e que invocam outras áreas complementares ao design. Hibrido entre artes e design, experimentalismo e participação.
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ProgramaProgramme1- Explorar e compreender o campo do design expandido 2- Intervenção e experiência 3- Artes performativas e o seu contexto 1.1- Corpo 1.2 ¿ Espaço 1.3 ¿ Publico 5- Explorar exemplos 6- Ponto de transformação ¿ ¿The Experiential Turn¿ 7- Design performativo novos contextos 1.1 ¿ Objeto 1.2 - Espaço 1.3 ¿ Publico 8- Explorar exemplos 9- Desenho de uma proposta
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ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular tem como objetivo trazer um outro olhar para o design, de uma perspetiva expandida e focada no aspeto participativo, onde a dimensão de espectador ou participante pode ser instrumentalizado através da dimensão do design de processo. Explorando diferentes dimensões das artes performativas às diferentes formas de explorar a interação através da disciplina do design, os estudantes irão compreender e aplicar conceitos chave para a conceptualização e desenho de um projeto, que através de diferentes meios têm como principal objetivo envolver o espectador passivo ou ativo para atingir um determinado objetivo. Sendo a interação e a interactividade um dos modelos instrumentalizado pelos artistas multidisciplinares; no campo do performative design, abre espaço para a construção de uma outra forma de comunicar, de chegar aos públicos e de criar experiências e sensações memoráveis, sendo um campo exploratório para designers multidisciplinares.
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BibliografiaBibliographyRullerova, Tereza (2015), Action to Surface ¿ Rithinking surface production in terms of performance. Studio The Rodina. Sanchez, J. A. (2014), Per/ Form: How to do things with/out words, ¿Act, Realize, Manifest¿, Chantal Pontbriand (ed.), Madrid: Sternberg Press Jones, A. (2007). Body art, performing the subject. Minneapolis: Univ. of Minnesota Press. Bishop, C. (2014). Artificial hells: Participatory art and the politics of spectatorship. Place of publication not identified: Verso. Oliver, V. C. G. A. N. G. W. (2012). Hand + made: The performative impulse in art and craft. Contemporary Arts Museum Houston.
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MetodologiaMethodologyPor si a unidade curricular é inovadora, pois desenvolve competências nos alunos, de ferramentas que estão muito no inicio do seu estado da arte.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão