Skip to main content

ISMAT 21754

Design Performativo

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Conhecer e ser capaz de articular conceitos e desenhar propósitos, através da amplitude que estas formas de expressão em design que se traduzem num envolvimento direto com o público e que invocam outras áreas complementares ao design.   Hibrido entre artes e design, experimentalismo e participação. 
  • ProgramaProgramme
    1- Explorar e compreender o campo do design expandido 2- Intervenção e experiência 3- Artes performativas e o seu contexto      1.1- Corpo      1.2 ¿ Espaço      1.3 ¿ Publico 5- Explorar exemplos 6- Ponto de transformação ¿ ¿The Experiential Turn¿ 7- Design performativo novos contextos      1.1 ¿ Objeto      1.2 -  Espaço      1.3 ¿ Publico 8- Explorar exemplos 9- Desenho de uma proposta
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo trazer um outro olhar para o design, de uma perspetiva expandida e focada no aspeto participativo, onde a dimensão de espectador ou participante pode ser instrumentalizado através da dimensão do design de processo. Explorando diferentes dimensões das artes performativas às diferentes formas de explorar a interação através da disciplina do design, os estudantes irão compreender e aplicar conceitos chave para a conceptualização e desenho de um projeto, que  através de diferentes meios têm como principal objetivo  envolver o espectador passivo ou ativo para atingir um determinado objetivo. Sendo a interação e a interactividade um dos modelos instrumentalizado pelos artistas multidisciplinares; no campo do performative design, abre espaço para a construção de uma outra forma de comunicar, de chegar aos públicos e de criar experiências e sensações memoráveis, sendo um campo exploratório para designers multidisciplinares.
  • BibliografiaBibliography
    Rullerova, Tereza (2015), Action to Surface ¿ Rithinking surface production in terms of performance. Studio The Rodina. Sanchez, J. A. (2014), Per/ Form: How to do things with/out words, ¿Act, Realize, Manifest¿, Chantal Pontbriand (ed.), Madrid: Sternberg Press Jones, A. (2007). Body art, performing the subject. Minneapolis: Univ. of Minnesota Press. Bishop, C. (2014). Artificial hells: Participatory art and the politics of spectatorship. Place of publication not identified: Verso. Oliver, V. C. G. A. N. G. W. (2012). Hand + made: The performative impulse in art and craft. Contemporary Arts Museum Houston.  
  • MetodologiaMethodology
    Por si a unidade curricular é inovadora, pois desenvolve competências nos alunos, de ferramentas que estão muito no inicio do seu estado da arte. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não