ISMAT 7428
Gestão de Projetos
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationEste UC tem o seu campo de ação focado essencialmente na gestão do processo de moda, no entanto, atua mais especificamente ao nível da estruturação de coleções e de todo o processo desde a aquisição das matérias primas até ao cliente final em diferentes modelos de negócio. Abrange o sourcing, criação, licenciamento e venda. A sua intervenção na gestão dos processos e inerentemente da marca coloca a UC num nível de pertinência alta uma vez que é nesta UC que os estudantes vão adquirir conhecimento acerca dos processos e modelos e métodos de trabalho que irão aplicar em contexto de trabalho. É de grande importância que os estudantes entendam a importância da gestão e compreendam como e onde e quando estes conhecimentos podem ser aplicados. A apologia à indústria e marcas e seu funcionamento complementarão o entendimento dos estudantes relativamente ao processo desde a escolha das fibras até à venda do produto.
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ProgramaProgramme1. A gestão de projetos na indústria da moda contemporânea Breve análise histórica e sociológica da história da indústria da moda dos finais do séc.XX até à atualidade. 2. Introdução às principais etapas da gestão de projetos. As etapas da gestão de projetos, desde a ideia inicial, à análise de marcas concorrentes, identificar os riscos, os pontos fortes e fracos de um projeto, a gestão do tempo, a gestão de recursos humanos, de custos de riscos e de investimentos. O planeamento e gestão de um projeto criativo. Princípios de gestão de marca. Design e direitos autorais. 3. A previsão de tendências na indústria da moda O processo de previsão e apresentação de tendências. A previsão de tendências enquanto ferramenta. 4. O processo de moda Diferentes modelos de negócio e licenciamentos. O processo desde a aquisição das matérias-primas até ao consumidor final.
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ObjectivosObjectives1. Identificar os principais conceitos e etapas da gestão de projetos na indústria da moda; 2. Conhecer os fundamentos da gestão de projetos; 3. Compreender quais os diferentes elementos integrantes de um projeto de moda; 4. A previsão de tendências enquanto ferramenta para a gestão de projetos; 5. Identificar as principais etapas do processo de moda.
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BibliografiaBibliographyBlokdyk G. (2021). Mass Customization: A Complete Guide. 5STARCooks. ISBN 978-0655848103 Bogner M. (2019). Licensing in the Fashion Industry. Opportunity or Threat? Grin Verlag. ISBN 978-3346035073 Bose K. (2023). How to Start a Fashion Brand: Step-by-Step Guide to Launch Your Fashion E-commerce Brand. Dove Ventures LLP. ISBN 978-8196448738 Cadigan, E. (2014). Sourcing and Selecting Textiles for Fashion: Sourcing and Selection, Fairchild Books Dillon S. (2018). The Fundamentals of Fashion Management. 2nd edition. Bloomsbury Visual Arts. ISBN 9781474271219 Fashionary Team. (2017). The Fashion Business Manual: An Illustrated Guide to Building a Fashion Brand. Fashionary International Ltd. ISBN 978-9887710974 Ha-Brookshire, Jung. (2017). Global Sourcing in the Textile and Apparel Industry, 2nd edition, Fairchild Books
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MetodologiaMethodologyA unidade curricular será desenvolvida através de sessões expositivas, discussão e de trabalhos de pesquisa. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão