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ISMAT 22979

Impressão e Estamparia

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Impressão e Estamparia explora os processos tradicionais e digitais de estamparia têxtil, abordando a relação entre fibras, corantes e tratamentos prévios. Atua no campo do design têxtil e da moda, capacitando os estudantes a desenvolver padrões e coleções aplicáveis à indústria. Seus domínios de intervenção incluem criação de estampas, inovação em materiais e eficiência produtiva na estamparia têxtil. Essencial no ciclo de estudos do curso de Licenciatura em Design e Produção de Moda e Têxtil, esta unidade prepara os alunos para responder às exigências do setor, combinando conhecimento técnico e criativo.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à impressão e estamparia têxtil - definições, características e diferentes técnicas/processos. 2. Técnicas e processos de impressão e estamparia dos tecidos - a metro e à peça 3. Relação entre as fibras têxteis com os tipos de corante e tratamentos prévios a aplicar. Os processos de estamparia e a tecnologia aplicada. 4. Desenvolvimento de padrões para estamparia têxtil aplicado processsos artesanais, O desenvolvimento de padrões para a estamparia têxtil aplicado processsos industriais. Trabalho prático – Projeto de criação de estampado e sua aplicação numa coleção de design de moda.  
  • ObjectivosObjectives
    1. Conhecer os conceitos e os processos (tradicionais e digitais) de impressão e estamparia têxtil; 2. Relacionar os materiais têxteis com o tipo de corante e com o tratamento prévio a aplicar; 3. Identificar as etapas e tecnologias dos diferentes processos de estamparia têxtil; 4. Pesquisar, na forma de estudo de casos, empresas de impressão e estamparia têxtil, com foco no processo, tecnologias aplicadas e organização do fluxo de trabalho; 5. Desenvolver um projeto de padrões para estampados aplicados a uma coleção de design de moda.
  • BibliografiaBibliography
    Briggs-Goode, A. (2014). Design de Estamparia Têxtil. Bookman. ISBN: 978-85-8260-178-5. Canals i Aromí, M. T., & Pascual i Miró, E. (2009). Estampagem. Editorial Estampa. ISBN: 978-972-33-2496-9. Gomes, J. M. F. R. (2008). Estamparia a Metro e à Peça. Publindústria. ISBN: 978-972-8953-88-1. Ujiie, H. (Ed.). (2006). Digital Printing of Textiles. CRC Press. ISBN: 978-1-85573-951-7. Bowles, M., & Isaac, C. (2009). Digital Textile Design. Laurence King Publishing. ISBN: 978-1-85669-586-5. BRIGGS-GOODE, Amanda – Design de estamparia têxtil, Bookman, 2014. ISBN:  978-858-260-178-5 UDALE, Jelly - Tecidos e Moda, 2ª Ed., Fundamentos de design de moda 02, Bookman, 2015. ISBN: 978-857-780-524-2  
  • MetodologiaMethodology
    A Unidade Curricular combina teoria e prática, explorando estamparia manual e digital. Estudos de caso analisam empresas e designers, enquanto o ensino tutorial promove autonomia nos projetos. Trabalhos práticos permitem a criação de padrões para diferentes técnicas, enriquecendo o portfólio dos alunos. As metodologias inovadoras incluem Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Laboratórios Criativos com recusos tecnológicos e tradicionais, Simulações Virtuais para testar padrões digitais, Aprendizagem Colaborativa em parceria com empresas, com Foco na inovação em materiais e eficiência produtiva na estamparia têxtil. A avaliação é contínua, considerando assiduidade (10%), estudo de caso (20%) e trabalhos práticos de estamparia com técnicas artesanais (25%) e industriais (25%), relatório de vivencia na empresa (20%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não