ISMAT 7344
Interação Homem Máquina
Engenharia Informática (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationEsta UC está expressa na execução das aula teórica, aula laboratorial e atividades complementares. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos da unidade curricular e ilustrações de exemplos de aplicação com uso de recursos de multimédia, além da disponibilidade aos alunos de material pedagógico textual produzido, contendo notas de aulas da disciplina Interação Humano Computador. As aulas laboratoriais são destinadas à apresentação e realização de trabalhos práticos sobre o conteúdo apresentado no decorrer das disciplinas. Nas atividades complementares incluem-se duas modalidades: leitura de textos de caráter técnico e científico e visitação técnica a um ambiente institucional que contenha elementos de discussão relacionado com a Interação Humano Computador, de forma tal que as competências e saberes dos alunos sejam criados na área. As atividades laboratoriais podem ser executadas de forma individual ou em grupo.
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ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Desenho de Interface Fatores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de sistemas interativos. Introdução a IHC: o quê, para quê, quando? Características dos sistemas interativos; Importância da interface como componente de um sistema interativo; Princípios de usabilidade; Desenho Centrado no utilizador e processo de desenho interativo de interfaces; Análise de utilizadores; Análise de Tarefas; Paradigmas de interação; Princípios de desenho de interação; Estilos de interação; Desenho gráfico; Metáforas de interação; Sketching e prototipagem; Técnicas de avaliação de interfaces; Perspectivas futuras. [Preencher Descritivo]
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ObjectivosObjectivesOB1-Identificar os fatores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de sistemas interativos; OB2 -Compreender os conceitos de Interação Humano Computador; OB3-Compreender as características de um sistema interativo; OB4- Compreender a importância da interface como componente de um sistema interativo; OB5-Demonstrar conhecimento sobre usabilidade; OB6- Demonstrar conhecimentos sobre paradigmas de interação; OB7-Demonstrar conhecimentos sobre técnicas de prototipagem; OB8-Demonstrar conhecimentos sobre as técnicas de avaliação de interfaces; OB9-Demonstrar conhecimentos sobre as técnicas de avaliação de interfaces; OB10 - Demonstrar conhecimentos sobre Desenho centrado no utilizador e processo de desenho interativo de interfaces; OB11-Avaliar Interfaces a partir do seu desenho e implementação.
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BibliografiaBibliographyISO13407. (1999). Human-Centred Design process for interactive systems. Fonte: https://www.iso.org/standard/21197.html ISO9126. (2001). Tecnologia de Informação: Avaliação de Produto de Software ¿ Características de qualidade e diretrizes para o seu uso. Norma (NBR 13596). ISO9241. (1997). Ergonomics requirements for office work with visual display terminals (VDTs) . Geneva. ISO9241-11. (1999). Part 11: Guidance on Usability. International Organization for Standardization. Geneve. ISO9241-171. (2008). Ergonomics of human-system interaction -- Part 171: Guidance on software accessibility. Bailey, J. E., & Pearson, S. W. (1983). Development of a tool for measuring and analyzing computer user satisfaction. Management science,, pp. 530-545. Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Academic Press. Nielsen, J., & Marck, R. (1994). Usability Inspection Methods. Heuristic Evaluation. Nizard, J., Haberman, S., Paltieli, Y., Gonen, R., Ohel, G., Nicholson, D., & Ville, Y.
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MetodologiaMethodologyÉ utilizada uma metodologia hibrida de suporte ao processo de ensino-aprendizada, nomeadamente usando mapas conceptuais, aprendizagem orientada à resolução de problemas e também com suporte ao empreendedorismo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão