Skip to main content

ISMAT 21752

Interface e Interação

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular Interface e Interação é a última disciplina de cariz tecnológico da Licenciatura em Design de Comunicação. Como tal, evocará toda a capacidade criativa dos Alunos na utilização de interfaces analógico-digitais para a criação de uma intervenção que propicie a interação dos visitantes com o espaço de intervenção. Esta UC recorrerá à utilização de electrónica digital e micro-controladores para permitir que os alunos criem interfaces tangíveis interactivas que iram sintetizar e/ou manipular luz, cor, imagem, vídeo, som, música, através de meios tecnológicos. O projecto final tem como intenção a produção, conceptualização, criação e registo de uma peça interactiva que transforme o conceito do edificado através da manipulação da percepção espacial de onde estamos inseridos.
  • ProgramaProgramme
    Interactividade e contextos de interacção; Interações Humano-Máquina; Análise de sistemas interactivos; Tecnologias de interacção; Introdução a electrónica digital e micro-controladores; Som, música e sinal audio; Cor, luz e video; Do ecrã ao espaço-ambiente; Video mapping; Experiências audio e visuais; Instalação interactiva e performance; Fases de produção e de concepção de projecto; Exposição e registo de trabalho;
  • ObjectivosObjectives
    A presente Unidade Curricular Interface e Interação visa desenvolver nos alunos a compreensão e conhecimento acerca de como utilizar diferentes tipos de interfaces tangíveis, e também como manipular conteúdos digitais em tempo-real, como: cor, image, vídeo, som e música. As competências digitais desta Unidade Curricular incluem o ganho de competências e aptidões técnicas na utilização de softwares multimedia como After Effects, Max/MSP, MadMapper que serão utilizador como suporte para a criação do sistema interactivo e na manipulação dos conteúdos digitais projectados em video mapping no mundo real.
  • BibliografiaBibliography
    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
  • MetodologiaMethodology
    Serão utilizadas Metodologias de Projeto capazes de construir um processo de aprendizagem dinâmico e flexível, centrado na aprendizagem baseada em projecto, visando a autonomia e auto-organização do aluno. Como tal, para além dos conteúdos programáticos, as aula terão tempo dedicado à tutoria para as diferentes fases de desenvolvimento que são necessárias para a construção da intervenção proposta. A avaliação deve permitir que seja dada atenção ao processo de aprendizagem como um todo e não uma avaliação pontual. Assim, justifica-se a metodologia aplicada para o ganho de literacia digital, criativa e técnica para a execução das boas práticas necessárias.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não