Skip to main content

ISMAT 21753

Investigação Aplicada em Design

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Prover informação sobre diferentes abordagens, métodos e ferramentas de investigação em geral e que podem ser aplicadas em design em particular; desenvolver competências de investigação necessárias aos diversos tipos e métodos de investigação com foco nos aplicados aos projetos de design, sejam académicos, orientados ao mercado ou de caráter social; promover a reflexão sobre as responsabilidades do designer frente à sociedade.
  • ProgramaProgramme
    Metodologias de Investigação Científica Epistemologia da investigação científica: escolas de Pensamento Regras de Normas de investigação Científica: escolas normativas Formulação: Hipóteses de investigação; problemáticas, questões temáticas de investigação; Métodos de investigação: Positivista, Empírica, Exploratória, Interpretivista, Projectua  Dimensão do Método de Investigação descritiva, explicativa, preditiva, prescritiva; Técnicas de Investigação Design de investigação, Técnicas e Instrumentos de Investigação; Principais técnicas de análise (aquisição de informação) Metodologias de investigação aplicadas ao Design: Evolução das metodologias de design aplicadas ao projeto. Metodologia qualitativa / quantitativa Action research Ground Theory Design Science Research Protótipo como recurso de investigação, iteração como método (visual Thinking) Elementos de investigação em antropologia e etnografia aplicada ao design; Considerações sobre ética na investigação.
  • ObjectivosObjectives
    Prover informação sobre diferentes abordagens, métodos e ferramentas de investigação em geral e que podem ser aplicadas em design em particular; desenvolver competências de investigação necessárias aos diversos tipos e métodos de investigação com foco nos aplicados aos projetos de design, sejam académicos, orientados ao mercado ou de caráter social; promover a reflexão sobre as responsabilidades do designer frente à sociedade. Metodologias e ferramentas para o desenvolvimento dos mais variados tipos de projetos de design. Compreensão da necessidade e implicações de um comportamento ético e socialmente responsável no design de comunicação, de produtos, sistemas e serviços.
  • BibliografiaBibliography
      1. BEST, Kathryn (2012). Fundamentos de Gestão do Design, Ed. Bookman. 2. BONSIEPE, Gui (2012) Design como prática de projeto. Blucher. 3. CAVALCANTI, Carolina Costa & FILATRO, Andrea (2017) Design Thinking na educação presencial, à distância e corporativa. Saraiva. 4. CUREDALE, Robert (2017). Design Thinking Process & Methods. Design Community College Inc. 5. GUNN, Wendy & DONOVAN, Jared (2016) Design and Anthropology  (Anthropological Studies of Creativity and Perception). Routledge  
  • MetodologiaMethodology
    A UC apresenta metodologias de ensino baseadas em práticas pedagógicas ativas, destacando-se a aplicação dos conhecimentos adquiridos na realização de dois trabalhos científicos de natureza teórico-prática e de um debate, nos quais a metodologia utilizada em sala de aula e os resultados alcançados serão apresentados e analisados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não