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ISMAT 22998

Portefólio de Moda

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular Portfólio de Moda visa capacitar os estudantes na organização, curadoria e apresentação de seus trabalhos, essenciais para a inserção no mercado da moda e do design. Atuando como uma ferramenta estratégica, o portfólio comunica identidade visual, processos criativos e competências técnicas do aluno. Com enfoque teórico-prático, a disciplina abrange formatos impressos, digitais e online, permitindo aos estudantes explorarem diferentes abordagens e linguagens visuais. O portfólio é fundamental para oportunidades profissionais, como entrevistas, concursos e colaborações na indústria da moda. A pertinência da UC no ciclo de estudos reside em preparar os alunos para a autopromoção e posicionamento profissional, fortalecendo sua identidade criativa e facilitando a conexão com potenciais empregadores, marcas e clientes.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução aos diferentes tipos portfólio e as suas funções. 2. As características técnicas e funcionais dos diferentes tipos de portfólio. Análise de diferentes tipos de portfólio tendo em conta os seus formatos, tipos de trabalho, características, funções e público a que se destinam. 3. Características, requisitos e técnicas de realização de um portfólio impresso, digital e online. Análise de portfolios-exemplo. 4. Exercícios práticos para realização de modelos de portefólio 5. Realização de fotografias dos trabalhos para inserção no portefólio 6. Seleção de trabalhos e execução do portfólio pessoal Projeto prático individual, em tutoria: serão analisados os trabalhos do aluno durante o curso e selecionados os mais adequados consoante os objetivos. Construção do portfólio pessoal: impresso e online.
  • ObjectivosObjectives
    1. Conhecer diferentes tipos e formatos de portfólio. 2. Relacionar os diferentes tipos de portfólio com as suas funções. 3. Identificar as técnicas e os requisitos para a realização de um portfolio impresso, digital e online. 4.Capacitar o aluno para selecionar os trabalhos e preparar o seu portfólio pessoal.
  • BibliografiaBibliography
    Ambrose, G., & Harris, P. (2011). Layout: Design Básico. Bookman. ISBN 978-85-7780-980-7 Samara, T. (2007). Design Elements: A Graphic Style Manual. Rockport Publishers. ISBN 978-1-59253-261-2 Clazie, I. (2011). Portfólio Digital de Design. Edgard Blucher ISBN: 9788521206002. Siegel, E. L. (2012). Curso de Fotografia de Moda. Editorial Gustavo Gili. ISBN: 9788425225086 Kiper, A. (2016). Fashion portfolio: design and presentation. Batsford Books.ISBN: 978-1849940856 Camarena, E. (2015). Book de Moda com InDesign, Photoshop e Illustrator CC. Senac São Paulo. ISBN: 9788539611133  
  • MetodologiaMethodology
    A Unidade Curricular Portfólio de Moda será desenvolvida por meio de sessões teórico-práticas, combinando exposição de conceitos, análise de portfólios de referência e exercícios aplicados. O ensino tutorial será essencial no acompanhamento do projeto individual, auxiliando na curadoria de trabalhos e na construção do portfólio impresso e digital. A avaliação será contínua, considerando assiduidade/pontualidade (10%), trabalho teórico-prático (40%) e criação do portfólio pessoal (50%). Serão incorporadas metodologias inovadoras, como: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) – desenvolvimento do portfólio como projeto real. Uso de Tecnologias Digitais – ferramentas de design e plataformas online para portfólios interativos. Co-criação e Feedback Colaborativo – revisões entre pares e mentorias. Gamificação – desafios para estimular a criatividade e inovação. Metodologia Ativa – estudos de caso sobre portfólios de designers renomados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não