ISMAT 22988
Produção de Moda I
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationA UC de Produção de Moda I tem o seu campo de ação na área da produção abrangendo com maior enfase o styling, os editorais e os desfiles. A área de atuação pode ser abrangente podendo intervir ao nível da criação de outfits mas também de editoriais para promoção de marca. Também tem o seu campo de atuação em eventos de exterior tal como para o desenvolvimento, organização e produção de um desfile. A sua pertinência no ciclo de estudos é alta dado que a produção é uma parte integrante e essencial deste curso e que permite a promoção do trabalho dos estudantes durante o decurso do curso.
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ProgramaProgramme1. Noção de Produção de Moda: o que é e o que faz; 2. O Fotógrafo: Alguns fotógrafos de Moda ? exemplos de trabalhos realizados 3. Styling: noção de styling: áreas de intervenção do Styling; 4. O Stylist e o Produtor de Moda; 5. Editorial de Moda a. Pesquisa de tendências ? definição de conceito b. Definição de locais e ambientes: Reperage e Location c. Definição do Modelo a fotografar: Casting d. Escolha e definição do shopping; e. A sessão fotográfica f. Composição Gráfica do editorial g. A escolha das imagens: pós-produção 6. O Desfile de moda a. Aspetos a considerar para a realização de um desfile b. Desfile multimarca ou de marca própria c. Tipo de público, apoios, patrocínios; d. Promoção do desfile e. Organização de um desfile de Moda
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ObjectivosObjectives- Compreender o que é a Produção de Moda. - Entender os fatores para a promoção, divulgação e comercialização de produtos junto dos diversos públicos. - Identificar quem são e conhecer as funções dos diversos intervenientes numa equipa de produção de moda. - Conhecer os vários períodos históricos do design de moda e suas caraterísticas, que representam influências para o trabalho em produção de moda. - Conhecer as diversas formas de fotografia aplicadas à produção de moda: beauty; promocional; catálogo; editorial. - Entender o que é o Styling: o Stylist e as suas áreas de intervenção. - Saber o que é um editorial, como se constrói e a sua finalidade; - Conhecer diversos tipos e estilos de revistas bem como os editoriais aí publicados; - Perceber como se prepara um Editorial para uma revista. - Perceber o que é um desfile de moda e como se organiza
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BibliografiaBibliographyEverett, J.; Swanson, K.; Blanco J. (2018). Guide to Producing a Fashion Show: Fairchild Books. ISBN: 978-1501335105 Gambão, F. C. (2024). Relatório de Estágio com o Stylist e Produtor de Moda Filipe Carriço (Doctoral dissertation). http://hdl.handle.net/10400.6/14055 McAssey, J., Clare, B. (2013). Styling de Moda: Bookman, Porto Alegre. Musgrave, E. (2014). How to Put on a Fashion Show: A guide to presenting your own catwalk collection: Batsford. ISBN: 978-1849941631 Nunes, A. (2018). Styling: a produção de imagem na moda. Revista Veredas da História, 11(2). https://periodicos.ufba.br/index.php/rvh/article/view/47882 Zirpel, J.; Hayes, F. (2023). The Fashion Yearbook 2023: Best of campaigns, editorials and covers: Callwey Verlag. ISBN: 978-3766726117 Zirpel, J.; Hayes, F. (2022). The Fashion Yearbook 2022: Best of campaigns, editorials and covers: Callwey Verlag. ISBN: 978-3766725783
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MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino é baseada na demonstração e experimentação. Os estudantes são confrontados com a necessidade de experimentar, conhecer e explorar diversas formas de criar imagens de moda apelativas. Para isso é importante que conheçam o que já tem vindo a ser feito nesta área. Durante as aulas, maioritariamente os estudantes desenvolvem diversos exercícios práticos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão