Skip to main content

ISMAT 17982

Projeto Avançado de Design

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC do ponto de vista projectual tem como objetivo unificar todo o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo dos 3 anos lectivos, preperando os alunos para a ultima unidade de projecto (Projecto de estágio/autor) onde terão de adquirir competencias de autonomia. Também tem como objectivo construir o mind set transformacional do papel do designer no futuro, que terá de se adaptar a uma constante atitude de evolução, procura de novas ideias e sempre preveligiando a construção de um mundo melhor.
  • ProgramaProgramme
    Os alunos são desafiados a desenvolver soluções de Design tendo como foco uma entidade real que queiram pensar com os alunos futuros cenários sobre o seus produtos. A dinâmica do projeto da Unidade Curricular assenta em quatro pilares / etapas: 1- Descoberta a) observar, b) ouvir, c) contextualizar, d) compreender e) definir; 2- Propósito a) não objeto b) objetivar c) depurar; 3- Conceito a) investigação, b) desenhar, c) discutir, d) melhorar; 4- Solução a) estratégia, b) sistematizar; c) finalizar; d) apresentar Através da aplicação de métodos Design associados a cada fase, o aluno terá oportunidade de complementar mais uma metodologia de projeto, replicável para qualquer projeto. Sendo aqui o objetivo de estimular a complementaridade dos racionais a instrumentalização da construção de cenários de futuro e soluções especulativas. 
  • ObjectivosObjectives
    No final do semestre o aluno deverá ser capaz de: Consolidar e relacionar os conhecimentos adquiridos. Compreender, analisar e contextualizar o briefing. Utilizar a criatividade e inovação ao serviço dos desafios propostos e saber levar mais além. Desenvolver capacidade de reflexão e sentido crítico. Ser capaz de analisar contextos de futuro e especulação para apresentar novas soluções a cuto,  médio e longo prazo. Argumentar e defender ideias. Dominar o processo de projeto. Entender a relação criativo / empresa e apresentar novas dimensões. Saber colaborar e inovar com os outros. Adquirir capacidade de ser autónomo. Procura-se que discente ganhe autonomia no domínio do processo de projeto em design, ao mesmo tempo que desenvolve e adapta, através da aplicação, os seus próprios tempos, momentos de tomada de decisão e modelos de relação e interação com os clientes / interlocutores.
  • BibliografiaBibliography
    Candy, S., Potter, C., (2019). Design and Futures. Taiwan: Tamkag Universitity Press Lockton, D. and Candy, S. (2019). A Vocabulary for Visions in Designing for Transitions. Cuaderno, Vol. 73, pp. 27-49. Papanek, V. (2019). Design for the Real World. London: Thames & Hudson Tharp, B. M., & Tharp, S. M. (2019). Discursive Design: Critical, Speculative, and Alternative Things. Cambridge: MIT Press. ¿i¿ek, S. (2010). Living in the End Times, Verso, London.  
  • MetodologiaMethodology
    As práticas ativas, learning by doing centradas por project based learniing e em contexto real com parceiros do mercado.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    11
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não