ISMAT 7247
Teoria e Crítica do Design
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Teoria e Crítica de Design apresenta aos alunos algumas das principais teorias e dos autores da área do design e de campos correlatos, focada no estímulo ao desenvolvimento de uma visão crítica da atividade e da sociedade, de forma integrada e participativa. Nesse sentido visa promover, em conjunto com outras disciplinas do curso, o embasamento teórico para o desenvolvimento da atividade do Design na sociedade contemporânea, de forma holística e transdisciplinar.
-
ProgramaProgramme1. Bom e Mau Design: definições, críticas, autores, design e filosofia; 2. Todos são Designers. Todos são Designers? Saberes do Design; 3. Contexto do Design: Escala e Economia; 4. Design e Futuro: possíveis relações entre a ficção científica e o design; 5. Comunicando além das barreiras: linguística, semiologia, retórica, e ainda a empatia; 6. Processos iterativos, ruídos cognitivos, pensamento visual, linguagem como estrutura; 7. Conectando sinais: pensamento cartesiano versus pensamento não-linear, clustering e o momento Eureka; 8. O Pensamento do Design: o Design além do Design; 9. Design & Pensamento Crítico;
-
ObjectivosObjectivesO principal objetivo da disciplina é desenvolver a capacidade dos alunos de pensar criticamente sobre o design e aprender a ver o design criticamente. No final do semestre, os alunos devem: Possuir um conhecimento básico sobre os principais conceitos e áreas de conhecimento afetas ao Design; Ser capazes de explorar e de se expressar de forma crítica a respeito dos campos do conhecimento direta e indiretamente relacionados à área de competência do Design contemporâneo; Compreender a amplitude, complexidade, implicações e riscos da prática do Design na sociedade contemporânea.
-
BibliografiaBibliographyCardoso, R. (2013). Design Para um Mundo Complexo. São Paulo, Brasil: Cosac & Naify. Dunne, A.; Raby, F. (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social Dreaming. London, England: MIT Press. Gerstner, K. (1979). Diseñar Programas. Barcelona, Espanha: Editorial Gustavo Gili. Manzini, E. (2015). Design, when everybody designs: An introduction to design for social innovation. London, England: MIT Press. Armstrong, H. (2009). Graphic design theory: readings from the field. New York, United States: Princeton Architectural Press.
-
MetodologiaMethodologyA disciplina baseia-se em: Leitura e discussão de textos e videos; Discussão dos temas propostos com especialistas convidados; Sala de aula invertida e aprendizado baseado em problemas, com a exploração pelos alunos dos temas propostos; Realização de pesquisas e seminários sobre os temas; Avaliação de exercícios e participação, somada a um processo de autoavaliação crítica dos resultados alcançados individualmente e pela disciplina.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão