Skip to main content

ISMAT 17983

User Experience Design

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    User Experience Design, trata-se de uma Unidade Curricular que dá continuidade e coloca em prática as metodologias adquiridas na unidade de Design de Experiência e Serviços e na unidade de Projecto Avançado de Design. Esta unidade tem o propósito de dotar os alunos com as competências técnicas e desafiar os alunos a aplicá-las no contexto de desenho de interfaces. Pretende-se que o aluno desenvolva a sua capacidade de pesquisar e encontrar referências, explorar e conceber soluções inovadoras para os problemas apresentados e que tenha contacto prático na utilização das tecnologias propostas.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos User Experience Design: definições e exemplos; Desenvolvimento de Aplicações; Normas e boas práticas no desenvolvimento de Apps; Etapas de desenvolvimento; Prototipagem de Aplicações; Design e desenvolvimento Web; Tecnologias e noções básicas do funcionamento da internet HTML, CSS e JS; Tecnologias modernas para criação de websites; Prototipagem de Websites;
  • ObjectivosObjectives
    A presente Unidade Curricular visa fornecer conhecimentos técnicos, estéticos e conceptuais inerentes à criação de projetos de User Experience Design. Pretende-se que o aluno, aplique as aprendizagens em projectos e exercícios concretos, tendo como base a recolha de referências, uma auto-reflexão acerca de como abordar cada proposta e a experimentação de soluções inovadora.
  • BibliografiaBibliography
    - Allanwood, G. & Beare, J. (2014). User Experience Design: creating design that users realy love. USA: Boolmsbury. - Benyon, D. (2018). Designing User Experience: A guide to HCI, UX and interaction design. Edinburgh: Pearson. - Coleman, B. & Goodewin, D. (2017). Designing UX: Prototyping: Because Modern Design is Never Static. USA: Sitepoint. - David, M. & Murman, C. (2014). Designing Apps for Success: Developing Consistent App Design Practices. Burlington: Focal Press. - Miller, L. (2015). The Practitioner's Guide to User Experience Design. New York: Grand Central Publishing.
  • MetodologiaMethodology
    Serão utilizadas metodologias activas: Learning by doing e Project Based Learning . A avaliação contínua será obtida através da realização de cada etapa de dois projetos, nos quais será necessário que sejam aplicados os conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais de User Experience Design explorados em aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não