Engenharia Informática
Telefone
- Despacho n.º 12591/2008, de 5 de maio, alterado pelo Despacho n.º 6087/2020, de 04 de junho
- R/A -Ef 312/2012/AL01 de 22 de maio de 2020
- Horas de contacto: 1590.00
- Créditos ECTS: 180
- Requisitos de Graduação: 180
- Área Científica: Informática e Sistemas de Informação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 6
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Diplomados de Vias Profissionalizantes
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-23 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-23 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 2ª Época (3ª Chamada) 2025-03-15 2025-04-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
O curso de licenciatura em Engenharia Informática do ISMAT forma licenciados capazes de assumir posições de destaque em projetos de engenharia informática ou em equipas de desenvolvimento e consultoria, na área da engenharia dos sistemas de informação, assumindo pela sua formação e atitude, papéis relevantes na geração de inovação e riqueza.
Nesse sentido, os estudantes obtêm competências adequadas à concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e desenvolvimento de sistemas, desenho de arquiteturas de computação e comunicações, gestão de sistemas de informação e do conhecimento, assim como à compreensão e resolução dos problemas associados.
O plano de estudos do curso está atualizado para responder às necessidades do mercado e nas áreas emergentes.
Razões para Frequentar este Curso

-
Condições de IngressoAccess Conditions
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a um dos conjuntos de provas de ingresso:
16 Matemática 07 Física e Química
ou
16 Matemática 18 Português
ou
16 Matemática 04 Economia
ou
02 Biologia e Geologia 16 Matemática
ou
10 Geometria Descritiva 16 MatemáticaOs candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
-
ObjectivosObjectives
O objetivo principal da licenciatura em Engenharia Informática é o de oferecer uma formação de base sólida e abrangente em Engenharia Informática que permita aos licenciados dar resposta às necessidades e aos problemas observados no domínio da Informática.
A par de uma formação de base sólida em Engenharia Informática, o(a) futuro(a) licenciado(a) deverá ainda possuir competências multidisciplinares que lhe permitam desenvolver o seu trabalho em equipa tendo sempre presentes as implicações sociais, económicas e legais resultantes do uso das ciências e tecnologias informáticas.
-
DestinatáriosRecipients
A licenciatura em Engenharia Informática destina-se as estudantes que:
- Pretendam adquirir fortes competências em Tecnologias de Informação e Comunicação
- Procurem uma formação tecnológica avançada permanentemente adaptada à evolução das necessidades do mercado de trabalho, nas áreas de concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e de sistemas, desenho e arquiteturas de computação e comunicações e gestão de sistemas de informação
- Pretendam desenvolver o espírito empreendedor, obtendo competências para criar conceitos originais e transformá-los em produtos inovadores
- Pretendam adquirir competências e prosseguir os estudos de Mestrado, nomeadamente em Engenharia Informática e Sistemas de Informação
-
CompetênciasCompetences
Os licenciados em Engenharia Informática pelo ISMAT obtêm competências ao nível de programação, desenvolvimento de sistemas, administração de computadores e redes de computadores.
No final da licenciatura em Engenharia Informática os licenciados possuirão um conjunto vasto de conhecimentos em Informática, os quais saberão aplicar na resolução de problemas e na construção e fundamentação da sua própria argumentação.
Estes terão também competências que lhe permitirão recolher, selecionar e interpretar a informação relevante e comunicar ideias, problemas e soluções quer para o público em geral, quer para especialistas.
-
Estudos FuturosFuture Studies
O curso permite o acesso a cursos de 2.º ciclo ou mestrado, em áreas afins.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
- Desenvolver e projetar software
- Programar aplicações informáticas
- Administrar sistemas informáticos
- Instalar, configurar e manter redes informáticas
- Desenvolver aplicações gráficas 3D
- Projetar linguagens de programação e compiladores
- Prestar serviços de consultoria e auditoria de sistemas informáticos
- Investigação/desenvolvimento e empreendedorismo
-
Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
O ISMAT é um estabelecimento de ensino universitário estabelecido em Portimão há mais de uma década. Para além de estar profundamente inserido na realidade local, através de contactos intensos e regulares com o meio envolvente, possui amplas e qualificadas instalações, equipadas com todos os requisitos necessários ao funcionamento de cursos superiores (gabinetes de trabalho, salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, cafetaria, galeria de exposições).
-
DocentesTeachers
- Francisco José De Melo Pereira
- Cristiano José Da Palma Soares
- Tiago Miguel Pereira Candeias
- Pedro Miguel Lopes Gonçalves
- Silvia Maria Dias Pedro Rebouças
- Ana Carolina Oliveira Lima
- Rui Filipe Rosendo Pereira
- Rui Meireles Mesquita
- Brigitte Melo Tome Lehodey
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Álgebra Linear 6 ECTS Fundamentos de Física 6 ECTS Fundamentos de Programação 6 ECTS Matemática I 6 ECTS Sistemas Digitais 6 ECTS Arquitetura de Computadores 6 ECTS Matemática Discreta 6 ECTS Matemática II 6 ECTS Probabilidades e Estatística 6 ECTS Programação Imperativa 6 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Bases de Dados 6 ECTS Engenharia de Software 6 ECTS Programação Orientada a Objectos 6 ECTS Redes de Computadores 6 ECTS Sistemas Operativos 6 ECTS Algoritmia e Estrutura de Dados 6 ECTS Arquitetura de Sistemas Empresariais 6 ECTS Complementos de Redes 6 ECTS Computação Gráfica 6 ECTS Segurança dos Sistemas de Informação 6 ECTS 3º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Interação Homem Máquina 6 ECTS Programação Web 6 ECTS Sistemas de Apoio à Decisão 6 ECTS Sistemas de Informação 6 ECTS Sistemas Embebidos 6 ECTS Computação Distribuída 6 ECTS Inteligência Artificial 6 ECTS Trabalho Final de Curso 18 ECTS