As atividades serão desenvolvidas entre janeiro e maio
As atividades sobretudo concentradas no 2.º semestre do ano letivo 2024-2025, organizadas em quatro fases estruturadas segundo a lógica Conhecer, Compreender, Prevenir.
Plano de Atividades
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CONHECER O GENOCÍDIO - 27 de janeiro
Genocídio, conceito e significado como violação de Direitos Humanos: do Genocidio Nazi aos Genocídios atuais
A primeira fase inicia-se com a Comemoração do International Holocaust Rememberance Day (Resolução 60/7 da AG da ONU de 2005), coincidindo este ano com o 80º aniversário da libertação de Auschwitz, que se articula com o International Day of the Comemoration and Dignity of the Victims of the Crime of Genocide and of the Prevention of this crime (9 Dezembro) que comemora a aprovação da Convenção Internacional de Combate e Prevenção do Genocídio em 9 Dezembro 1948.
Esta fase pretende dar a conhecer o conceito rigoroso de Genocídio assim como o historial do Genocídio nos séculos XX e XXI (motivações, processos , métodos, vitimas e responsáveis), com particular destaque para o Genocídio Nazi e a sua relação com o processo de consolidação do novo paradigma dos Direitos Humanos pós-1948, e para os genocídios atuais, em especial os que envolvem os Rohingya (Myanmar), os Uyghurs (China) e os Palestinianos (Gaza).
Estão previstas 3 atividades essenciais:
- Conferência sobre o Genocídio Nazi, incluindo o Holocausto.
- Exposição Multimedia sobre o Genocídio envolvendo o conceito e historial do Genocídio nos sécs. XX e XXI. A exposição será localizada no espaço da “Cisterna” e permanecerá aberta aos docentes e discentes do ISMAT bem como aos visitantes externos durante toda a duração do projeto.
- Sessão de apresentação do projeto: sessão dirigida à comunidade ISMAT e comunidade social envolvente com a participação dos membros da equipa interdisciplinar e direção do ISMAT.
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COMPREENDER O GENOCÍDIO - 24 e 25 de março
O processo do Genocídio: aspectos organizacionais e simbólicos
A segunda fase está focada no processo de Genocídio, fases e métodos, e analisa as dimensões materiais (espaço, arquitectura, métodos, organização) e simbólicas. Serão analisados os campos de concentração e as “fábricas de morte”, a arquitectura do Genocídio, o seu funcionamento, as relações entre os membros da máquina genocida e as vítimas. Por outro lado, serão abordados os aspectos relacionados com a propaganda e a mobilização das massas, a ideologia racista e sua difusão e a associação entre genocídio e escravatura.
Estão previstas quatro atividades:
- Mesa redonda com membros da equipa e convidados
- Sessão de apresentação do livro “ Judeus, Tragédia e esperança” da autoria do docente Pedro Pereira
- Exposição sobre a arquitetura do Genocídio, as plantas dos campos de concentração e concepção do espaço
- Exposição sobre a força e impacto da simbologia nas massas
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COMPREENDER O GENOCÍDIO - 12 e 13 de maio
As Vitimas do Genocídio: sofrimento, desumanização e reparação
A terceira fase será centrada nas vítimas, diretas e indiretas, no processo de sofrimento físico e psíquico, na desumanização e no seu direito à reparação e tem como principal objetivo promover a humanização das vítimas.
Estão previstas quatro atividades:
- Mesa redonda
- Instalação multimédia com depoimentos de vitimas
- Exposição elaborada pelos estudantes de Psicologia sobre os efeitos psicológicos do processo de genocídio e os efeitos a longo prazo sobre as vítimas sobreviventes.
- Momento de dramatização, com a participação de um ator profissional, interpretando casos concretos de vítimas e de genocidas.
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PREVENIR O GENOCÍDIO - 26 e 27 de maio
Prevenir o Genocídio, Agir e Mobilizar os cidadãos e a sociedade civil
A quarta fase incide sobre a prevenção e a ação para prevenir o Genocídio discutindo e definindo estratégias eficazes para a prevenção quer no plano local quer global, envolvendo quer a prevenção geral quer a especial, inspirada no modelo do Genocide Watch.
Estão previstas quatro atividades:
- Mesa redonda sobre estratégias de prevenção envolvendo a educação para os direitos humanos e sobre o genocídio, a memória e o relembrar as vítimas, a reparação e a responsabilização.
- Exposição sobre o “Discurso de ódio racial, desumanização : regulação e criminalização” preparada pelos estudantes de Direito, refletindo sobre a criminalização do discurso de ódio racial e a sua efetiva implementação.
- Instalação sobre o Memorial das vítimas, a dignidade humana e a interculturalidade elaborada pelos estudantes de Arquitetura.
- Mural Coletivo - Colocação de um papel cenário para estimular a participação através do registo de ideias, comentários e opiniões de estudantes, professores, funcionários e visitantes externos.