Lígia Nascimento reflete sobre o Technoeustress no trabalho remoto: Um estudo longitudinal sobre os docentes do ensino superior.
A Professora Lígia Nascimento, do Departamento de Ciências Empresariais e Tecnologias de Informação (DCETI), investigadora do Intrepid Lab/CETRAD e docente nos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Empresas e mestrado em Psicologia do Trabalho e Saúde Ocupacional, publicou no passado dia 1 de março um artigo científico na prestigiada revista Education and Information Technologies, indexada e classificada com Q1 (96%) no ranking SCOPUS. O journal é publicado pela reconhecida editora Springer.
O artigo intitula-se Techno-eustress under remote work: A longitudinal study in higher education teachers e explora o lado positivo do tecnostress (a sua vertente menos estudada) em professores do ensino superior. Através de um desenho longitudinal com recolha de dados em dois momentos distintos, foram aplicados métodos quantitativos (incluindo análise de equações estruturais) a uma amostra emparelhada de 712 docentes para, numa perspetiva dinâmica e evolutiva, compreender como diferentes fatores influenciam o tecnoeustress e como este impacta na satisfação profissional e no desempenho no trabalho. O estudo oferece contributos teóricos importantes e orientações práticas para a gestão com vista a promover o bem-estar e a produtividade em ambientes de tecnológicos.
O artigo teve como coautor o Professor Doutor Christopher Califf, investigador norte-americano de referência na área temática, e que já anteriormente havia trabalhado e publicado em conjunto com a Professora Lígia Nascimento.